Páginas

domingo, 22 de dezembro de 2019

PACATUBA E MARACANAÚ NA ROTA DA OPERAÇÃO “URUANDA.”




A Operação “Uruanda” cujo objetivo da ação foi apurar suspeitas de corrupção, fraude à licitação, peculato, associação criminosa e falsidade documental que envolveriam a locação de veículos para a Prefeitura de Beberibe e tem a empresa PERFORMANCE RENT A CAR LTDA. Segundo o MPECE licitações abertas no ano de 2017 teriam sido direcionadas para a empresa Performance, cujos sócios e funcionários passaram a pagar propina a agentes públicos em troca de fraude nos processos de pagamento, gerando superfaturamento, prejuízo aos cofres públicos e enriquecimento ilícito dos suspeitos. Segundo o apurado, ainda haveria um conluio entre as empresas Performance e K3, que pertenceriam, na verdade, ao mesmo grupo de suspeitos, no intuito de simular competitividade na licitação e garantir a vitória da primeira empresa.


A Operação “Uruanda” expediu mandados para as cidades de Beberibe, Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba e Choró, contra duas empresas das ex-chefes de gabinete do prefeito de Beberibe, de um servidor, de três empresários e outras duas pessoas.


A PERFORMANCE RENT A CAR LTDA – ME localizada a Rua Joaquim Pinto de Sousa, nº 643 no Bairro Senador Carlos Jereissati em Pacatuba, possui contratos de aluguel de carros com a Prefeitura de Pacatuba que serve a várias Secretarias , entre elas estão a Secretaria de Educação, Assistência Social, Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Patrimonial, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Finanças, Secretaria de Administração, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo Social, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de C. da Mulher e o Gabinete do Prefeito Carlomano Marques(MDB).







O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC) e da 2ª Promotoria de Beberibe, e com apoio da Polícia Civil, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (18/12), a Operação “Uruanda”. O objetivo da ação foi apurar suspeitas de corrupção, fraude à licitação, peculato, associação criminosa e falsidade documental que envolveriam a locação de veículos para a Prefeitura de Beberibe.

Ao todo foram expedidos 11 mandados de busca e apreensão para as cidades de Beberibe, Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba e Choró, em face das duas empresas; das ex-chefes de gabinete do prefeito da Beberibe, Adélia Colaço Bessa e Ingrid Peixoto Bessa; do servidor Márcio Santos de Almeida; dos empresários Tiziano Moura Belchior, Bárbara Stephanie Capistrano e Luiz Gonzaga Cordulino Junior; e dos particulares Suyanne Caetano Dias e Cleylton Ferreira da Silva, conhecido por “Cabeça de Choró”. Dentre os itens apreendidos, está uma quantia aproximada de R$ 130 mil em espécie, encontrada no poder de dois investigados.

De acordo com as investigações, licitações abertas no ano de 2017 teriam sido direcionadas para a empresa Performance, cujos sócios e funcionários passaram a pagar propina a agentes públicos em troca de fraude nos processos de pagamento, gerando superfaturamento, prejuízo aos cofres públicos e enriquecimento ilícito dos suspeitos. Segundo o apurado, ainda haveria um conluio entre as empresas Performance e K3, que pertenceriam, na verdade, ao mesmo grupo de suspeitos, no intuito de simular competitividade na licitação e garantir a vitória da primeira empresa.


FONTE



Nenhum comentário:

Postar um comentário