O advogado Raphael pessoa (MDB) como vereador de Maracanaú está se saindo um excelente lobista. No momento o edil se encontra de licença, mas o que podemos perceber é a sua atuação intensiva no traquejo político.
Raphael Pessoa (MDB) se licenciou da sua posição de vereador, mas parece que ter incorporado vários espíritos de parlamentares, que vai de deputado estadual a deputado federal, basta vemos a sua atuação junto a Assembleia Legislativa do Ceará e no Congresso Federal.
O Edil licenciado Raphael Pessoa faz um excelente lobby no Congresso Federal, ele tem se mostrado frente ao Deputado Federal Roberto Pessoa (PSDB) e ao Deputado Federal Júnior Mano (PL) despachando emendas para Maracanaú. O edil nas suas andanças pelo poder maior, também esteve no gabinete do deputado federal Antonio Jose Aguiar Albuquerque (PP), filho do Secretário de Cidades do Ceará (Zezinho Albuquerque), para discuti a inclusão de Maracanaú no Programa de Segurança no Trânsito do Governo do Estado do Ceará (SINALIZE).Neste momento percebemos que o papel da Deputada Estadual Fernanda Pessoa (PSDB) ficou renegado ao segundo plano.
Podemos ouvir no vídeo que Raphael Pessoa (MDB) já foi adotado pelo Deputado Federal Roberto Pessoa (PSDB), que o já chama de sobrinho. Sem preocupação com seus pares, mesmo os do alto clero que já absorveram o seu nome para disputa ao cargo majoritário em Maracanaú no ano de 2020, o edil pousa no Congresso Nacional como dizendo sou o candidato a prefeito, e posa nas fotos como se o candidato a prefeito já fosse, anulando toda e qualquer, por mínima que seja, as chances da sem empatia filha do deputado federal Roberto Pessoa, disputar a prefeitura de Maracanaú.
Para os maracanauenses que exercem a vereança e os ditos emancipadores, o privilégio de disputarem o cargo maior da cidade não passa de um sonho, e para se contentarem tão servilmente com a posição que chegaram, explica a demência com que exercem o cargo: asseclas do poder executivo que vivem de requerimentos linguinças.
Não haveria uma servidão política tão forte em Maracanaú, se os que servem ao poder branco não se achassem inferior.