Estádio Municipal dE Maracanaú: De uma praça de esporte projetada pelos arquitetos Fausto Nilo (também grande compositor de MPB) e Delberg Ponce de Leon a um campo de lata.
Hoje iniciaremos uma série de matérias sobre a história das etapas para construção do estádio de municipal de Maracanaú. PARTE I: O LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL, O ANO ERA 2005.
ESTÁDIO MUNICIPAL DE MARACANAÚ: DE UMA PRAÇA DE ESPORTE PROJETADA PELOS ARQUITETOS FAUSTO NILO (TAMBÉM GRANDE COMPOSITOR DE MPB) E DELBERG PONCE DE LEON, A UMA IMPROVISAÇÃO DE UM CAMPO DE LATA
“Publicado em Sábado, 26 novembro de 2005 18:11
O Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, lançou, na manhã desse sábado (26/11), a pedra fundamental para a construção de um estádio de futebol no município de Maracanaú (CE), cidade que faz divisa com Fortaleza. Alunos das escolas públicas da localidade também ganharam bolas doadas pelo programa Pintando a Liberdade. O estádio ainda não tem nome definido, mas terá capacidade para 16 mil pessoas sentadas. Além disso, poderá ser usufruído pelo time local, o Maracanã, e pela comunidade. A cidade tem cerca de 200 mil habitantes e as autoridades locais acreditam que o espaço esportivo dará um novo impulso ao time. O Maracanã disputa a terceira divisão do campeonato estadual e nunca participou da elite do futebol cearense. Além do desenvolvimento do esporte, o ministro Agnelo destacou os outros benefícios que o estádio pode trazer para o município. "É a forma mais barata de divulgar e atrair investimentos. Isso contribui significativamente para o desenvolvimento humano e social de uma cidade", destacou Agnelo. O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PL-CE), compartilha dessa expectativa. Segundo ele, o estádio será erguido em posição geograficamente estratégica, de forma que as pessoas de outras localidades possam frequentar mais o município. "A cidade tomará o rumo do crescimento com a chegada dessa obra", disse. O estádio estará localizado a trezentos metros de uma das estações do metrô, que ainda está sendo construído. A Metrofor - Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - está interligando Fortaleza, Maracanaú e o município de Caucaia. Trinta e oito escolas do município ganharam material esportivo do programa Pintando a Liberdade, também do Ministério do Esporte. Ao todo foram mil e sessenta e oito bolas e uma bandeira do Brasil para cada escola. O material foi fabricado por 120 detentos da PIRC - Penitenciária Industrial e Regional do Cariri. Eles devem fabricar, este ano, 25 mil bolas que serão utilizadas pelo programa Segundo Tempo e distribuídas em várias escolas do país. Allan Barbosa”
FONTE: http://arquivo.esporte.gov.br/index.php/ultimas-noticias/210-noticias-snelis/41069-ceara-ganha-mais-um-estadio-de-futebol