Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

ESTÁDIO MUNICIPAL DE MARACANAÚ: DE UMA ARENA DE ESPORTE DE PEDRA, A UM CAMPO DE LATA

Estádio Municipal dE Maracanaú: De uma praça de esporte projetada pelos arquitetos Fausto Nilo (também grande compositor de MPB) e Delberg Ponce de Leon a um campo de lata.

Hoje iniciaremos uma série de matérias sobre a história das etapas para construção do estádio de municipal de Maracanaú. PARTE I: O LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL, O ANO ERA 2005.

ESTÁDIO MUNICIPAL DE MARACANAÚ: DE UMA PRAÇA DE ESPORTE PROJETADA PELOS ARQUITETOS FAUSTO NILO (TAMBÉM GRANDE COMPOSITOR DE MPB) E DELBERG PONCE DE LEON, A UMA IMPROVISAÇÃO DE UM CAMPO DE LATA

“Publicado em Sábado, 26 novembro de 2005 18:11

O Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, lançou, na manhã desse sábado (26/11), a pedra fundamental para a construção de um estádio de futebol no município de Maracanaú (CE), cidade que faz divisa com Fortaleza. Alunos das escolas públicas da localidade também ganharam bolas doadas pelo programa Pintando a Liberdade. O estádio ainda não tem nome definido, mas terá capacidade para 16 mil pessoas sentadas. Além disso, poderá ser usufruído pelo time local, o Maracanã, e pela comunidade. A cidade tem cerca de 200 mil habitantes e as autoridades locais acreditam que o espaço esportivo dará um novo impulso ao time. O Maracanã disputa a terceira divisão do campeonato estadual e nunca participou da elite do futebol cearense. Além do desenvolvimento do esporte, o ministro Agnelo destacou os outros benefícios que o estádio pode trazer para o município. "É a forma mais barata de divulgar e atrair investimentos. Isso contribui significativamente para o desenvolvimento humano e social de uma cidade", destacou Agnelo. O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PL-CE), compartilha dessa expectativa. Segundo ele, o estádio será erguido em posição geograficamente estratégica, de forma que as pessoas de outras localidades possam frequentar mais o município. "A cidade tomará o rumo do crescimento com a chegada dessa obra", disse. O estádio estará localizado a trezentos metros de uma das estações do metrô, que ainda está sendo construído. A Metrofor - Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - está interligando Fortaleza, Maracanaú e o município de Caucaia. Trinta e oito escolas do município ganharam material esportivo do programa Pintando a Liberdade, também do Ministério do Esporte. Ao todo foram mil e sessenta e oito bolas e uma bandeira do Brasil para cada escola. O material foi fabricado por 120 detentos da PIRC - Penitenciária Industrial e Regional do Cariri. Eles devem fabricar, este ano, 25 mil bolas que serão utilizadas pelo programa Segundo Tempo e distribuídas em várias escolas do país. Allan Barbosa”

FONTE: http://arquivo.esporte.gov.br/index.php/ultimas-noticias/210-noticias-snelis/41069-ceara-ganha-mais-um-estadio-de-futebol

domingo, 18 de dezembro de 2022

TERRENO NEGADO A PROPRIETÁRIO DE IMÓVEL LINDEIRO É DOADO A EMPRESÁRIO CANDIDATO A VEREADOR EM 2020, PELO PROS.

Terreno negado a proprietário de imóvel lindeiro é doado a empresário candidato a vereador.Em 2020, candidato pelo PROS, ele obteve 168 votos.

Muito antes do chefe do poder executivo enviar o projeto de lei solicitando a aprovação da doação de um terreno para o candidato a vereador Evidásio Serafim de Sousa (PROS , 2020), este já fazia benfeitorias no terreno, fato denunciado pelo proprietário do imóvel lindeiro ao terreno, que se manifestou perante a prefeitura na alienação do terreno doado, mas a investidura foi negada pela prefeitura com a alegação que a área era de grande interesse do município de Maracanaú, para a consolidação da implantação de áreas de lazer que estavam sendo contempladas num amplo espaço de convivência para a comunidade. Não podemos esquecer que o setor em questão é carente de áreas de lazer e a mais próxima do local hoje se encontra invadida por um restaurante.

No dia 12 de dezembro de 2022, o chefe do poder executivo, o Senhor Roberto Soares Pessoa envia para a aprovação da Câmara Municipal de Maracanaú, o projeto de lei nº 131, de 12 de dezembro de 2022, que trata da doação de um terreno público para o empresário Evidásio Serafim de Sousa (Singular Car), empresário individual, inscrito no CNPJ sob nº 45.338.667/0001-37, o terreno é sobra de lote proveniente do alargamento da avenida Adauto Lima, antes Contorno Sul.

Em 2014, uma tentativa de compra da sobra de lote foi feita a Prefeitura de Maracanaú pelo proprietário do imóvel lindeiro ao terreno, o Senhor José Gomes da Costa. Diante do pedido de alienação, a procuradora do município de Maracanaú, a senhora Simone Maria Macedo solicitou informações ao secretario de infraestrutura juntamente com o chefe do poder executivo sobre a possibilidade ou não do poder público alienar a particulares as referidas áreas, resguardando interesse público Pedido reiterado em 2021.

Em 2016, o secretário de infraestrutura respondeu ao ofício da procuradora, negando a possibilidade de alienação a particulares, porque a área é de grande interesse do município de Maracanaú, para a consolidação da implantação de áreas de lazer que estavam sendo contempladas num amplo espaço de convivência para a comunidade.

domingo, 11 de dezembro de 2022

MORRE JOVEM BALEADO EM POSTO DE GASOLINA EM MARACANAÚ

Influenciador baleado durante briga em posto no Ceará gravava vídeos com amigos no momento do crime.

O dançarino morreu no fim de novembro após mais de 20 dias internado

Escrito por Matheus Facundo, matheus.facundo@svm.com.br 19:30 - 10 de Dezembro de 2022. Atualizado às 21:21

O influenciador cearense José Valdemar Calixto, o "Júnior dos Gera", de 26 anos, que morreu por complicações de um tiro sofrido durante confusão em um posto de combustíveis em Maracanaú, na Grande Fortaleza, gravava vídeos com amigos para um quadro na sua rede social no momento da ocorrência. Segundo a família, ele foi baleado por um cabo da Polícia Militar do Ceará (PMCE) que estava alcoolizado.

O agente Francisco Rômulo Lopes Ferreira, de 35 anos, chegou a ser preso mas teve a liberdade concedida por ser réu primário e PM da ativa. A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) pediu nesta semana mais 90 dias para investigar as circunstâncias da morte do influencer.

A briga ocorreu no dia 2 de novembro. Júnior foi baleado na região do abdômen e socorrido por amigos ao hospital municipal. Ele passou mais de 20 dias internados até falecer no dia 27 do mesmo mês após sofrer um choque séptico com hemorragia.

Confusão em posto de combustíveis em Maracanaú terminou com disparos:Foto reprodução.

Amigos e família promovem neste domingo (11) uma manifestação no local onde o jovem foi baleado para pedir justiça pela morte dele.

POLICIAL TERIA AVANÇADO CONTRA GRUPO DE AMIGOS

De acordo com o irmão mais novo da vítima, Guthierre Gomes, 22, o influenciador, que também era dançarino e trabalhava como entregador de aplicativo, estava com amigos gravando "Onde é o geras hoje?", vídeos nos quais ele mostrava momentos de diversão na internet. A descontração foi interrompida pela chega do PM Rômulo, que avançou com o carro próximo ao grupo.

Legenda: O influencer e grupo de amigos form surpreendidos após policial chegar agressivo em posto. Foto: Reprodução

"O posto estava vazio, tinha várias vagas, porém ele insistiu em ir para cima de onde o pessoal e o meu irmão estava. Quando ele coloca o carro para cima deles os ânimos já se alteraram e começou uma discussão verbal. Depois ele [o PM] entrou na conveniência e quando saiu com uma cerveja na mão já foi xingando, destilando ódio. Começou uma outra briga e teve agressão física", relata.

Durante a confusão, o policial chegou a atirar e acertar de raspão uma das amigas de Júnior. O influenciador, na ânsia de defender os amigos, entrou em luta corporal com o cabo.

"No momento em que meu irmão se agarra com o policial, que estava armado, ele acabou efetuando um disparo a queima-roupa na região do abdômen do Júnior", conta Guthierre.

FAMÍLIA ESTÁ ABALADA E COM MEDO

O irmão Guthierre conta que a família está abalada e confessa ter medo do que pode acontecer com eles com o PM em liberdade: "A gente tem medo, por ele ser um policial militar, ter muitos amigos, a gente não se sente seguro".

Legenda: Guthierre (à esquerda), mãe e Júnior dos Gera (à esquerda). Família está abalada com a morte do influenciador.Foto: Reprodução

Para Guthierre, o agente de segurança não agiu como um "bom profissional tecnicamente preparado para a função". Ele descreveu o policial como "uma pessoa totalmente descontrolada usando arma funcional e consumindo bebida alcoólica".

"A gente não esperava que o Júnior passasse por isso, porque ele era muito trabalhador, era uma pessoa muito criativa. Ele também era entregador de aplicativo. Trabalhava o dia todo, chegava em casa de madrugada. Sempre trabalhando muito para poder fazer seu próprio horário, pois ele tinha os conteúdos para gravar. Ele sempre foi bem esforçado. Não merecia passar por isso

GUTHIERRE GOME. Irmão de influenciador morto

O irmão de Júnior, que mora em outro bairro de Maracanaú com a esposa e os filhos, relata que teve de se mudar por um período para a casa de sua mãe para dar suporte. "A gente está muito mal, muito abalados", define.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

DEPOIS DE 7 ANOS, PMS DEVEM IR A JÚRI POPULAR POR MATAR E OCULTAR CORPO DE FRENTISTA NO CE; EMPRESÁRIO É IMPRONUNCIADO

DEPOIS DE 7 ANOS, PMS DEVEM IR A JÚRI POPULAR POR MATAR E OCULTAR CORPO DE FRENTISTA NO CE; EMPRESÁRIO É IMPRONUNCIADO.

.

Crime ocorreu há mais de 7 anos, e corpo do jovem nunca foi encontrado

Escrito por Messias Borges, messias.borges@svm.com.br 11:00 - 07 de Dezembro de 2022. Legenda: João Paulo desapareceu no dia 30 de setembro de 2015, na ida para o trabalho Foto: Reprodução

A Justiça Estadual decidiu levar quatro policiais militares a júri popular por matar e ocultar corpo.

do frentista João Paulo de Sousa Rodrigues, no Ceará, há mais de 7 anos. Em contrapartida, um empresário - acusado de ser o mandante do crime - foi impronunciado (não foi levado a julgamento).

A sentença de pronúncia foi proferida pela 1ª Vara do Júri de Fortaleza, no último dia 30 de novembro. Os PMs Antônio Ferreira Barbosa Júnior, Elidson Temoteo Valentim, Francisco Wanderley Alves da Silva e Haroldo Cardoso da Silva devem ser julgados por homicídio qualificado .

(mediante recompensa e recurso que dificultou a defesa da vítima), ocultação de cadáver, roubo e organização criminosa.

Já o empresário Severino Almeida Chaves, conhecido como 'Ceará', foi impronunciado, "diante da ausência de indícios suficientes de autoria nos referidos crimes imputados", considerou o Colegiado de Juízes que atua no caso.

Questionado sobre a decisão, o Ministério Público do Ceará (MPCE) afirmou, em nota, que "estuda os autos do processo (hoje com mais de 3 mil páginas) para decidir se vai ou não recorrer da decisão que impronunciou o empresário. A Instituição vai se pronunciar sobre o referido caso no momento oportuno, obedecendo aos trâmites do devido processo l.

O assistente de acusação no processo, o advogado Arimá Rocha, garante que a família de João Paulo está satisfeita com a pronúncia dos policiais militares, mas "aguarda, em relação a impronuncia do réu Severino Almeida Chaves, o recurso em sentido estrito por parte do Ministério Público, posto que este recurso, no caso, somente pode ser interposto pelo Ministério Público".

A defesa de Severino Chaves, representada pelo advogado Leandro Vasques, pontuou que foi "digna de aplauso a decisão judicial que não pronunciou o Sr Severino Chaves. A Justiça finalmente foi feita".

A pretensão acusatória de ver o senhor Severino levado a Júri Popular nunca teve o menor lastro em qualquer prova ou indício, razão pela qual o Colegiado de Juízes que atua no caso acertadamente não sentenciou o Sr. Severino Chaves a submete-lo ao Júri Popular."

LEANDRO VASQUES - Advogado de defesa

As defesas dos policiais militares não foram localizadas para comentar a decisão judicial.

CRIME OCORREU HÁ MAIS DE 7 ANOS

O frentista João Paulo de Sousa Rodrigues desapareceu no dia 30 de setembro de 2015, .

, na ida para o trabalho. Uma câmera de videomonitoramento registrou o momento em que ele foi colocado dentro de um veículo, por policiais militares.

"Em síntese, a dinâmica dos fatos sustentada pela acusação mostra que há elementos mínimos de prova indicando que a vítima João Paulo foi abordada pela composição de policiais militares Wanderley, Ferreira e Valentim (viatura 14071), algemada e conduzida para o interior do veículo Pálio de cor preta pertencente ao policial militar Haroldo, permanecendo algemada no veículo particular", considerou a 1ª Vara do Júri de Fortaleza, na sentença de pronúncia.

Em seguida, a motocicleta da vítima foi subtraída por comparsa não identificado, saindo em comboio com a viatura 14071 que, de acordo com georefernciamento de satélie, saiu de sua rota e adentrou em estradas e locais ermos por período de tempo considerável. Nunca mais sendo encontrado o corpo da vítima e a motocicleta."

1ª VARA DO JÚRI DE FORTALEZA - Em decisão

João Paulo trabalhava em um posto de combustíveis que foi roubado cinco vezes, em Maracanaú. Em fevereiro de 2015, ele começou a trabalhar em um posto de propriedade de Severino Almeida Chaves. E, no dia 13 de setembro daquele ano, o estabelecimento foi assaltado. A sequência de crimes na presença do frentista fez o empresário desconfiar do empregado e encomendar a sua morte, de acordo com a denúncia do MPCE.

No entanto, João Paulo não teve participação nos casos ocorridos nos locais onde trabalhava. O jovem também não tinha passagens pela Polícia, nem mesmo quando ainda era adolescente. A mãe do jovem disse em entrevista ao Sistema Verdes Mares que ele sofria de gagueira desde criança e que esse fato fez com que o ex-patrão achasse que ele estava envolvido no roubo.

FONTE:DIÁRIO DO NORDESTE .

domingo, 4 de dezembro de 2022

A NOVA REFORMA DO CPC

A nova reforma de dois equipamentos que pouco contribuiram para o desenvolvimento da economia de Maracanaú.

O Governo Federal liberou através do convênio SIAFI nº 660161, tendo como concedente a CEF/MINISTÉRIO DO TURISMO/MTUR R$ 975.000,00 para urbanização de áreas turísticas e construção de Centro de Comercio Informal em Maracanaú. Deste valor R$ 646,123.90 (seiscentos e quarenta e seis mil e cento e vinte e três reais e noventa centavos) foram para construção do CCIM situado na Rua Manuel Pereira, Centro, Maracanaú. A empresa vencedora para construção do CCIM foi a MEMP CONSTRUÇÕES LTDA.

O Centro de Comercio Informal depois de construído passou um bom tempo fechado, e para a sua inauguração a Prefeitura de Maracanaú teve que reformá-lo antes mesmo da primeira inauguração.

O valor gasto com a reforma do CCIM foi superior a metade do valor para construí-lo, precisamente a quantia de R$ 361.994,75(trezentos e sessenta e um mil, novecentos e noventa e quatro reais e setenta e quatro centavos.

A obra de reforma foi realizada pela HOLANDA CONSTRUÇÕES LTDA-ME através da Licitação: nº 10.007/2015-TP/2015. Tudo conforme o portal do TCMCE.

Depois de mais de 1 (um) fechado, o Centro Público Comercial foi inaugurado no dia 27 de novembro de 2015, e recebeu o nome de CPC Geraldo Machado Cavalcante.O Centro Público Comercial foi construído pela AMP ENGENHARIA LTDA (empresa que ganhou várias licitações em Maracanaú), inclusive umas das reformas do hospital municipal de Maracanaú Dr. João Elísio de Holanda, que custou mais de R$ 5 milhões.

A construção do Centro Público Comercial teve valor estimado em R$ 1.169.937,28 (um milhão, cento e sessenta e nove mil, novecentos e trinta e sete reais e vinte e oito centavos).

Passado 07 (sete) anos da inauguração do Centro Público Comercial e sem funcionar a contento, ele passará por uma nova reforma. A nova reforma que contemplará o Centro Público Comercial (CPC) e a Estação Culinária Dona Mariquinha. Devemos lembrar que este equipamento foi inaugurado no dia 11 de março de 2019, outro aparelho da prefeitura de Maracanaú, que também teve pouco uso.

A construção da Estação Culinária Dona Mariquinha foi orçada em R$ 443.263,11 (quatrocentos e quarenta e três mil, duzentos e sessenta e três reais e onze centavos).

Antes da construção da Estação Culinária Dona Mariquinha foi construída uma pracinha, que logo foi demolida para lugar a estação culinária.É consenso entre muitos que no governo do PT, Maracnaú passou por uma grande transformação. Demoliam até obra recente para dar lugar a outra construção.