Páginas

domingo, 14 de fevereiro de 2016

CARGO PÚBLICO NÃO É PRESENTE



O aluno Vanuccio Medeiros Pimentel, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco com a tese “A Primazia dos Clãs: A Família na Política Nordestina”
venceu
I concurso BNB/Anpocs de Bolsas de Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais – Cleantho de Paiva Leite na categoria Doutorado.

Levando-se em conta as três pastas: Saúde Educação, Assistência Social e Educação elencadas por Venancio Medeiros em sua tese de doutorado o Ceará possui 45% de suas prefeituras controladas por Clãs Políticos. Isso quer dizer que 45% das prefeituras são controladas por familiares dos prefeitos hoje no Ceará. Porém o percentual real certamente é muito maior que isso, se levar em conta todas as secretarias.

Segundo analise do pesquisador essa é uma forma de controle que transforma “a coisa pública em particular”. O estudante ainda deixou fora da pesquisa o que ele diz chama-se “filhotismo”, que é quando um filho segue carreira do pai na política.

Certamente Maracanaú hoje possui dois clã na gestão: um de Roberto Pessoa que nunca deixou de mandar na prefeitura, e o outro do Prefeito Firmo Camurça que inclusive se enquadra também segundo a definição de Vanuccio Medeiros Pimentel em “filhotismo”.

Em Maracanaú do filho do Prefeito Firmo Camurças, as irmãs, passando por parentes e aderentes hoje compõe a GESTÃO DO FRACASSO formando um verdadeiro clã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário