Páginas

domingo, 24 de janeiro de 2016

O CEASA COMO PRIMEIRO DIPLOMA DO MENINO MARDONIO ALMEIDA


Ele Aprendeu muito cedo o que era a vida, precocemente na Central de abastecimento do Ceará, o Centro Econômico de Abastecimento da Sociedade-CEASA. No Brasil inteiro eles existem. "Salvaram milhares de barrigas da fome", Brasil a fora.

A CEASA matou a fome do menino Mardonio Almeida que aos 12 anos catava frutas para a sua sobrevivência e dos seus cinco irmãos: Marcos, 10 anos; Margongel, 9 anos; Ana 8 anos; Márcia 7 anos e Suely 6 anos. Fome de crianças pobre que foram saciadas pelo CEASA.

Um vencedor, o menino Mardonio Almeida que catava frutas e verduras por debaixo dos caminhões. Uma prática necessária naquela época para garantir o sustento da família. Na vida diária de catador de frutas, o pequeno Mardonio Almeida muitas vezes foi “apedrejado” pelos carregadores de caminhões na CEASA com as próprias frutas.

Ali na vida diária de catador na CEASA, o pequeno menino negro, entre muitas crianças pobre foi criança sobrevivente, adolescente que fugiu do descaminho. Foi na CEASA que a criança humilde se fez homem.

Estudante do Colégio Público Ari de Sá no José Walter a tão batalhada Diplomação na Faculdade UNIFOR, pagas as duras custas pela sua mãezinha costureira, a quem ele é grato de todo coração.

Porém, a primeira Diplomação do Menino Mardonio Almeida foi mesmo às ruas sujas da Central de Abastecimento do Ceará. Foi naquele local que Mardonio Almeida aprendeu a ser “valente”, onde aprendeu a se proteger dos insanos e das violências de uma sociedade preconceituosa. O menino negro ganhou valores éticos, nos exemplos negativos das pessoas que andavam naquele centro atacadistas e não enxergavam aquelas crianças.

O Menino Mardonio Almeida foi Pai, mãe e filho e como uma formiguinha todo fim de expediente caminhava a pé para casa com o seu balaio cheio de verduras, que iria matar a fome da sua família, e ainda sobrava para dividir com alguns vizinhos.

Hoje o homem probo, advogado criminalista dos mais competentes agradece os dias difíceis de aprendizagem que passou na sua infância.

Um comentário: