Páginas

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

UPA DA PAJUÇARA: O FRACASSO ANUNCIADO




O atendimento da UPA da Pajuçara é um fracasso, mesmo antes dos 90 dias que o vereador Chico Barbeiro do PC do B deu ao prefeito Firmo Camurça, para que fosse feita esta experiência danosa com a população maracanauense. A sucessão de erros feita pela equipe de saúde da prefeitura de Maracanaú se fez agravar quando resolveram fechar o atendimento de emergência/urgência do HMJEH.


N pronunciamento do vereador Julio César (PEN) relatando uma visita que ele fez a UPA da Pajuçara, podemos constatar, que mesmo os atendimentos esperados tenha sido 50% (250/dia) menor do que contratado (500/dia), o atendimento da UPA da Pajuçara se sai pior do que os feitos pelo hospital municipal de Maracanaú quando lá funcionava o SPI/SPA.


a UPA da Pajuçara nasceu doente, ela sofre de má administração e gambiarra. Projetada para ser uma UPA de Porte II com o mínimo de 11 leitos de observação e capacidade de atendimento médio de 250 pacientes por dia, em uma população na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes, mas ela foi super-redimensionada para atender 500 pacientes/dia.


Desde que o Instituto Provida, instituição sem fins lucrativos ganhou a administração da emergência/urgência da rede de saúde de Maracanaú passando todo atendimento de emergência/urgência do Hospital Municipal para a UPA da Pajuçara, o que era ruim no Hospital Municipal de Maracanaú Dr. João Elísio de Holanda, só piorou na UPA da Pajuçara.


O agravamento pode ter se dado pela não execução do contrato, conforme o que foi ajustado com a prefeitura de Maracanaú, vejamos abaixo parte do recurso da PROVIDA:


Conforme a Portaria nº 104, de 15 de Janeiro de 2014 com o novo redimensionamento a nossa a UPA da Pajuçara ganharia status de UPA PORTE III com uma população na área de abrangência de 201 a 300 mil habitantes, uma média de 350/dia, 9 médicos e 15 leitos, e mesmo assim não chegaria a 500 atendimentos/dia como reza o contrato com a prefeitura.


FONTE TCECE

A população que procura atendimento na UPA da Pajuçara diz que não há este número de médicos atendendo a população, e o que a população se depara todo dia é com dois médicos durante o dia e um médico diretor, e a noite as informações é que existe somente um médico. Fato gravíssimo, já que com quatro no período da noite no hospital municipal, o Senhor Joel teria morrido por falta de atendimento.




FONTE

Veja o pronunciamento do vereador Julio César na 16º sessão realizada no dia 28 de fevereiro de 2018 na câmara municipal de Maracanaú, sobre a sua visita a UPA da Pajuçara:



Observem que no final do vídeo, precisamente na fala do vereador Capitão Martins, ele deixa subentendido que na Audiência Pública do dia 02 de março, o prefeito Firmo Camurça anunciará novidades no que diz respeito o atendimento de emergência/urgência de Maracanaú.


SESSÃO COMPLETA








Nenhum comentário:

Postar um comentário