Páginas

domingo, 6 de agosto de 2017

POR ONDE ANDAM OS HOMENS QUE LIDERARAM O MOVIMENTO “FORA ROBERTO PESSOA”?




A contribuição do movimento “fora Roberto Pessoa” para elucidação do maior esquema de corrupção em Maracanaú:


No ano de 2010 as vésperas das eleições municipais de 2012 surge em Maracanaú o movimento popular “Fora Roberto Pessoa. ” O movimento era liderado pelo candidato Sergio Moraes, que em 2012 disputaria a eleição majoritária pelo PRTB em Maracanaú.


Sempre acompanhado de opositores ferrenhos do atual prefeito na época Roberto Pessoa (PR), o grupo pautou a corrupção através de denúncias nos órgãos responsáveis por defenderem a ordem jurídica e dos interesses da sociedade e observadores da Constituição.


O grupo “Fora Roberto” engajado nas denúncias de corrupção que envolvia o governo Roberto Pessoa (PR) mostrou para a população o escrachado caso do “Mensalão de Maracanaú”, que apontava o envolvimento 5 pessoas da diretoria do PSB de Maracanaú, entre elas estava o Presidente do partido Luiz Gonzaga Neto e o Prefeito Roberto Pessoa. A negociata ultrapassava os R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), parte do dinheiro desviado de Maracanaú iria para o presidente do PSB Estadual na época Sergio Novais. Veja abaixo a gravação do escândalo:




Quem também participou do Movimento foi a liderança indígena da Tribo Pitaguary, o índio Jeová Silva Ferreira. O índio Jeová em 2010 talvez não tivesse ciência do tamanho da corrupção que envolvia o município de Maracanaú, mas ele sabia que Maracanaú estava passando por um processo de corrupção. Onde se encontra hoje o índio que em 2010 denunciava a corrupção em Maracanaú? Veja no vídeo abaixo a indignação de Jeová Pitaguary:



Uma outra figura da política maracanauense idealizadora do movimento “Fora Roberto”, foi o Professor Cândido Pereira, que com uma equipe realizou um ato em frente ao prédio do TRECE na praça Coração de Jesus em Fortaleza, em protesto a Roberto Pessoa, prefeito de Maracanaú na época. Veja o vídeo abaixo:



Passa a o prefeito Roberto Pessoa (PR), e o Movimento continuou sua luta em combate a corrupção, e em 2012 sai as ruas de Maracanaú puxando a “Marcha da União Contra a Corrupção em Maracanaú-ce”, sempre no comando do empresário Sergio Moraes.



Embora muitos que participaram do movimento "Fora Roberto", tenham sido cooptados pela atua gestão, eles foram importante para este movimento que ficou gravado na história da política maracanaúenses.



Sergio Moraes dar o pontapé inicial para elucidação do maior caso de corrupção na cidade de Maracanaú comandado pelo homem de confiança do Prefeito Roberto Pessoa segundo o MPE. Carlos Eduardo Bandeira de Mello desde chegou a Maracanaú ocupou posições estratégicas na Prefeitura, e é apontado pelo MPE como o chefe da célula criminosa que atuava dentro da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Maracanaú facilitando as fraudes em licitações.



Sai o Movimento "Fora Roberto Pessoa" , e surge o movimento "Tribuna Livre", mas essa é uma outra história que contaremos depois!



Política não se faz, só de quatro em quatro anos. Quem faz política desta forma distante no tempo, não forma lideranças, trás para o seu grupo ativistas sem ideologia nenhuma.

Nossa homenagem ao companheiro militante Jânio Almeida, que não mais se encontra entre a gente.


Janio Almeida















Nenhum comentário:

Postar um comentário