Páginas

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

ALDEIA PITAGUARY: A ÚLTIMA FRONTEIRA




Maracanaú fica localizada na região metropolitana de Fortaleza, a 24 km da capital do Estado do Ceará. É o segundo PIB do estado do Ceará, mas essa riqueza não chega a sua população que sofre com a violência, configurando nos dados do Instituto de Pesquisa Aplica (IPEA), como a 6ª cidade mais violenta do Brasil, e a 1ª do Ceará.


Maracanaú é administrada pelo Partido da Republica há mais de 12 anos, e hoje tem o Prefeito Firmo Camurça (PR) comandando a cidade. A cidade de Maracanaú durante a gestão do PR tem enfrentado o maior caso de corrupção do Estado do Ceará. A corrupção mãe de todas as violências é sistêmica no governo de Maracanaú, e envolve o Prefeito Firmo Camurça (PR) (escândalo da Flores). No primeiro mandato do atual prefeito a frente da prefeitura, seu vice-prefeito foi preso, acusado pelo Ministério Público Estadual de ser o comandante de uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, que chefiava uma célula criminosa dentro da Secretaria de Infraestrura, na qual ele era o secretário, além de ser o vice-prefeito, toda este desgoverno tem chegado em forma de violência a reserva Pitagaury.



A reserva Pitaguary hoje é a última fronteira a ser explorada pelos especuladores, que do centro urbano de Maracanaú almeja colocarem as mãos naquelas terras, as investidas não são poucas: Homens brancos tentaram fraudar o Estatuto da Organização ‘Mãe Terra’, umas das maiores entidades que representa o povo Pitaguary, projetos turísticos são anunciados na Câmara Municipal de Maracanaú, sem a participação do povo Pitaguary, homem branco também tem financiado a desunião do povo Pitaguary com uma única intenção se apropriarem das terras da reserva.



Maracanaú possui uma população de mais de 220 milhões de habitantes para o território pequeno de 105² e enfrenta problemas de moradias para a sua população carente. Hoje existe em Maracanaú uma população de 10.010 famílias na fila de espera por uma moradia do governo. O pequeno território da cidade de Maracanaú foi praticamente todo repartido pelos homens que fazem a política, o que faz com que os homens bancos voltem seus olhos para as terras da reserva Pitguary, o que ficou mais fácil para os aliados do governo do ladrão Golpista Michel Temer, que ocupa a presidência do país depois de junto com uma quadrilha darem um golpe e levarem o país a ruína.


Segundo Siasi/Sesai, os Pitaguaru representam hoje uma população de 3.623 índios com uma população toda falante o português, que vive nas seguintes aldeias: Santo Antônio; Olho D’água e Horto na cidade de Maracanaú, e outa parte na cidade de Pacatuba na aldeia Monguba.



A violência é presença constate na aldeia, alguns moradores da cidade procuram a reserva em Maracanaú nos finais de semana e feriado para ingerir bebidas alcoólicas e fazerem uso de drogas as margens do seu lindo açude. Essas pessoas depois de bêbadas e uma boa parte drogadas saem atirando a ermo dentro da reserva, não falta também os xingamentos preconceituosos desferidos por esses elementos contra a população indígena.


Ceiça Pitaguary

Nos últimos tempos as lideranças indígenas que lutam pela preservação daquele espaço têm sofrido agressões. A liderança estadual e Nacional Ceiça Pitaguary em março de 2016, sofreu ataques a falcãozadas causando lesões no tórax e na sua cabeça deixando lhe acamada por um longo tempo. Desta vez foi seu irmão conhecido por Mazim, que quando estava dormindo foi surpreendido por pessoas que lhe atearam fogo. Maurício Alves Feitosa, 45, o Mazim se encontra internado no Instituto Dr. José Frota.


Batismo Indígena


A FUNAI e a Policia Federal já está cuidando do caso.


A violência na Aldeia Pitaguary vai além da física sofrida por suas lideranças, para muitos a dor aberta na serra para exploração de pedras dói constantemente e não sara.












Nenhum comentário:

Postar um comentário