Páginas

domingo, 17 de dezembro de 2017

O TÍTULO DE CIDADÃO VULGARIZADO PELA POLÍTICA NA CÂMARA MUNICIPAL




O que deveria ser uma honraria se vulgarizou nas mãos de vereadores (não vou falar das assembleias legislativas dos estados, ou DF no caso do Brasil, da Câmara dos Deputados ou de Senado Federal, que também concede o título). Usado muitas vezes para ‘privilegiar’ cabos eleitorais e empresários apoiadores de campanha, este muitas vezes são os verdadeiros donos do mandato dos vereadores e não o povo, pois, o edil foi um investimento feito pelos empresários para defender seus interesses no município, ele (título de cidadania)serve também para homenagear os correligionários (deputados estaduais e federais) aos quais os vereadores devem submissão.

O título de Cidadania honorária deveria ser um título importante recebido por figuras ilustres, equiparando a pessoa homenageada a um conterrâneo, a um filho da terra oficialmente, mesmo que o homenageado não tenha nascido ou resida no município.

Hoje o título serve para homenagear políticos inescrupulosos, empresários salafrários, ambos levam em seus currículos a sonegação de impostos como regra de conduta. O título de cidadão também é usado para justificar viagens de políticos.

O que deveria ser uma honra para quem recebe, se vulgariza quando premia maus políticos, pessoas sem relevância para o município e muitas vezes pessoas processadas judicialmente por crimes contra o erário público, e receber tal homenagem deixar de ser uma honraria.






Nenhum comentário:

Postar um comentário