Páginas

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

AS VÍSCERAS DO CONSELHO DE SAÚDE DE MARACANAÚ ESTÃO A MOSTRA




O Agente de endemias Italo Régis que é Conselheiro de Saúde de Maracanaú na cadeira da Sociedade Protetora Ambiental de Maracanaú (SPAM) posto no seu perfil do FACEBOOK que a, “Esta atual Gestão de Maracanaú é tão imunda, tão nojenta, que por conta de eu ser Conselheiro de Saúde do Município e não apoia-los em suas canalhices, votando a favor de causas por apenas interesses políticos , eles pressionam familiares meus que são funcionários de cargos comissionados, ameaçando-os de que se eu não mudar minha posição ou até mesmo não sair do COMSAM, irão sofrer punições administrativas e ou financeiras, e até eu mesmo sofreria represália sendo colocado a trabalhar em localidades distantes de meu domicílio, já que eu sou funcionário concursado da prefeitura. Foi o que eu ouvi da boca de um familiar meu’.


O Conselheiro Italo Régis votou a favor da construção da UPA do Acaracuzinho em assembleia, o que teria desgostado a atual gestão que tinha presunções de devolver a verba de construção. Talvez isto tenha desgostado o ‘comandante’ que se diz dono do Conselho Municipal de Maracanaú, e que segundo o mesmo só é aprovado nas assembleias do Conselho o que ele permitir, porque ela vai para cima com a máquina e tratora.

O Conselho de Saúde de Maracanaú é formado por 50% de suas vagas ocupados pela sociedade Civil e o restante pelo governo. O problema para a população municipal é que nas vagas da sociedade civil, a prefeitura Municipal consegue colocar munícipes comprometidos pelo emprego terceirizado dado por algum vereador, e neste caso essas pessoas em decisões importantes para a sociedade civil tem votado contra o povo.


A Prefeitura de Maracanaú tem pessoas ocupando as vagas da sociedade civil que participam praticamente de todos os conselhos, é tanto conselho que muitas delas nem trabalham, e se dividem indo de um lado para o outro, e o resultado prático para a sociedade civil é maléfico.

Veja um exemplo: quando se cria um conselho de saúde e um Conselho de pessoa com deficiência, é mais ou menos natural que as pessoas que vão participar do Conselho da pessoa com deficiência sejam diferentes das pessoas que vão participar do Conselho de Saúde, mas não é isso que acontece na prática.


Um governo democrático fomentaria a participação da sociedade civil nos conselhos, quando isso não faz, ele desqualificar o espaço participativo impondo a sociedade de forma arbitrária as suas decisões. O Conselho de Saúde não pode ser um apêndice da Prefeitura Municipal de Maracanaú, porque decisões importantes tomadas naquele espaço impacta diretamente a vida da população que precisa das politicas públicas de saúde.Também se faz necessário que o Conselho de Saúde funcione de forma autônoma , e que tenha uma infraestrutura que lhe garanta condições de funcionamento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário