Páginas

sábado, 21 de abril de 2018

O SUS É PARA TODOS (AS)!





O SUS É PARA TODOS (AS)!

Hoje quem ver o outdoor colocado pela Prefeitura de Maracanaú em uma via de grande circulação na cidade, restringindo o atendimento pelo SUS a população de Maracanaú não tem ideia com eram estes serviços antes de 1988.

Poucos lembram como eram prestados os serviços de saúde antes de 1988, esses serviços eram prestados pela iniciativa privada, somente para quem podia pagar, ou por instituições públicas, àquelas que recolhiam contribuições à previdência e também as instituições filantrópicas que prestavam serviços aos necessitados.

Pois é senhores, antes de 1988 o sistema público de saúde só atendia quem contribuía para a previdência e seus dependentes, a maior parte da população brasileira naquela época estava foram de qualquer cobertura de qualquer serviço de saúde. Quem não tinha dinheiro dependia da caridade e da filantropia. Hoje 140 milhões de pessoas tem no SUS o seu único acesso aos serviços de saúde.

A Prefeitura de Maracanaú não pode restringir o atendimento pelo SUS a sua população. A Constituição Federal de 1988 que criou o Sistema único de Saúde, prever a saúde com direito e dever do Estado, e como uma característica que o torna um dos maiores e mais ambiciosos programas sociais do mundo: a universalidade na cobertura. São três os princípios ideológicos do SUS: universalidade, equidade e integralidade.


O SUS é um conjunto de várias instituições, dos três níveis de governo e do setor privado contratado e conveniado, que interagem para um fim comum, temos aí, o conceito de unicidade. E nesta construção o SUS norteia-se, baseado nos seus preceitos constitucionais, pelas seguintes doutrinas: universalidade; equidade e integralidade.

Na integralidade, o que determinará as ações será a prioridade epidemiológica e não o favorecimento, investindo mais onde a carência é maior. Sendo assim, todos terão as mesmas condições de acesso, MORE O CIDADÃO ONDE MORAR, SEM PRIVILÉGIOS E SEM BARREIRAS. Todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades até o limite do que o sistema pode oferecer para todos.

Estão querendo acabar com o SUS! No 1º Fórum Brasil que se realizou no dia 10 de abril de 2019 em Brasília foi lançada uma nova proposta de um novo sistema de saúde.

Querem acabar com O SUS passando todos recursos financeiros para as más da inciativa privada, isso não podemos permitir, como também a quebra dos seus princípios ideológicos. O SUS é para todos!

Não podemos calar diante desta proposta absurda! Hoje são eles (as), amanhã seremos nós!

Para refletimos:


INTERTEXTO

Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei

Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.
Bertolt Brecht








Nenhum comentário:

Postar um comentário