Páginas

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

FECHAMENTO DO SPA E SPI DO HOSPITAL MUNICIPAL DE MARACANAÚ PODERÁ IR PARAR NO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL




O fechamento do Serviço de Pronto Atendimento Adulto (SPA) e Serviço de Pronto Atendimento Infantil (SPI) do Hospital Municipal de Maracanaú João Elísio de Holanda estão com os dias contados para o encerramento de suas atividades determinou assim a Prefeitura de Maracanaú sem saber o que a comunidade pensa e passando por cima do COMSAM.


Serviço de Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal de Maracanaú João Elísio de Holanda

O COMSAM é um dos órgãos mais importante do SUS, e está diretamente ligado a participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos e andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde, desta forma a participação do Conselho de Saúde é inestimável, porque garante a inclusão da população no controle e na elaboração de políticas públicas para a gestão da saúde em Maracanaú, mas nada disso interessa para a gestão do prefeito Firmo Camurça, que de forma autocrática determinou o fechamento do SPA e SPI no Hospital Municipal, transferido todo procedimento para a UPA da Pajuçara, a partir do dia 23 de janeiro.



A inauguração da UPA da Pajuçara deveria representa um incremento positivo na rede de saúde de Maracanaú, mas com o fechamento do SPI e SPA do Hospital de Municipal de Maracanaú, ela apenas agrega a demanda que já existia no Hospital, e isso não aumentar a oferta de atendimento para a população que morre por falta de atendimento.


Serviço de Pronto Atendimento Adulto do Hospital Municipal de Maracanaú João Elísio de Holanda

Além de não aumentar a oferta, os transtornos para as populações de alguns Bairros de Maracanaú serão enorme, como será o caso das populações dos Bairros Boa vista, Aldeia dos Pitaguarys, Olho d‘água, Antonio Justa, Cágado, Mucunã e outros que terão que cruzar a cidade em direção a UPA da Pajuçara.



Sem crescimento na oferta de atendimento, a UPA da Pajuçara não resolverá os problemas da saúde de Maracanaú, porque não estamos criando novas vagas, apenas transferindo o local de atendimento, que a partir de 23 de janeiro de 2017 passara a ser realizado pela UPA da Pajuçara. Outro fator importante a ser observado é a inauguração do Condomínio Habitacional, O orgulho do Ceará II que integra o programa habitacional federal Minha Casa Minha Vida (MCMV). Localizado próximo ao 4º anel viário, na Região Metropolitana de Fortaleza, tem capacidade para abrigar 2.096 famílias. É formado por 131 blocos com quatro pavimentos, sendo 16 unidades por bloco, toda esta demanda chega a Maracanaú sem sua rede de atendimento emergencial ter sido ampliada, a maioria desta população virá de Fortaleza.

Diante da arbitrariedade sem tamanho que a Prefeitura de Maracanaú está para cometer, o Presidente do COMSAM, Marcos Brito junto como Conselheiro Eduardo Reis estiveram hoje dia 04 de janeiro de 2017 no Hospital Municipal de Maracanaú, depois de ter colhido informações da veracidade do SPA e SPI, o Presidente do COMSAM Marcos Brito resolveu convocar uma reunião extraordinário do Conselho de Saúde para os próximos dias para trata do referido, que se não for revisto de forma administrativa o fechamento do SPA e SPI, o caso poderá ir parar no Ministério Público Federal.


Veja abaixo os esclarecimento do Presidente do Conselho de Saúde Maracanaú, o Senhor Marcos Brito:




Alguém sabe informa onde anda a OABRMF e os 21 vereadores neste momento?



Nenhum comentário:

Postar um comentário