Páginas

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

EMPODERADA, MAS LOUCA NÃO SECRETÁRIO DE SAÚDE VETERINÁRIO DE MARACANAÚ!




[DENÚNCIA] [MACHISMO] [MARACANAÚ] [SECRETÁRIO DE SAÚDE]

Peço que todas minhas amigas ao terminarem a leitura dessa postagem, compartilhem a mesma, não é apenas por mim, mas por todas nós mulheres que cotidianamente somos deslegitimadas em nossos espaços como as LOUCAS!

CONTEXTUALIZANDO: O município de Maracanaú, passa por uma crise estrutural na área da saúde e um provável fechamento da emergência do hospital e transferência dos serviços a UPA de Pajuçara, pois bem resistimos a esse processo com luta e mobilização.

No dia 08 de janeiro o camarada Ciro Augusto e o Secretário de Saúde do município, Torcápio Augusto, protagonizaram um debate, através de uma live do programa disparate de Thiago Campelo. Em um momento do programa fiz uma pergunta referente ao processo de controle social utilizado para tomada de decisão do processo de fechamento da emergência. Não satisfeita com a resposta, disse em um comentário :

“ Ministério Público neles, Conselho é deliberativo”.

A live acabou, vida que segue, quando surge uma solicitação de conexão via menseger, do supracitado secretário com o seguinte diálogo ( o mesmo printado):

Sec: Minha Mulher assistiu ao programa e ouviu vc falar que quer me da uma PISA? Vc é louca ? Tá precisando de ajuda clínica?

Eu: Meu bem sua mulher leu errado eu jamais falaria isso com alguém. E não sou louca me respeite!
Fim do diálogo.

Breves considerações ( poderiam ser longas, mas o textão tá enorme, paciência com a tia que nunca usa desse recurso)

1) AS MULHERES, O MACHISMO E A LOUCURA

Historicamente a loucura é utilizada pelos homens como forma de desestabilizar nós mulheres, isso se dá nos relacionamentos e nos diversos espaços. Um nome utilizado para isso, dentre as feministas se chama gaslighting, uma palavrinha difícil de se falar, mas que nos ajuda a compreender e denunciar o machismo velado na sociedade. Afinal é super normal chamar as mulheres de loucas não é? Duvide disso!

Não somos loucas!

2) A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES EM ESPAÇOS POLÍTICOS

O machismo também nos deixou longe da esfera política, prova disso é o caráter tardio da conquista do voto feminino em nosso país e da necessidade de uma lei específica que garanta a presença de mulheres nos partidos políticos (Lei 9.504/95).

Sendo assim, não é comum nos ver nos espaços políticos de maneira geral, onde a nossa presença ainda se faz tímida.

Em Maracanaú não é diferente, dos 21 vereadores eleitos, apenas 2 são mulheres. Das 15 secretarias, apenas 2 são delegadas as mulheres.

Tirem suas conclusões, pra mim, nada novo no baile.

Isso nos mostra que temos que de fato ocupar esses espaços que são capitaneados por homens, onde o machismo reina e eles se sentem na posição de nos intimidar e desqualificar.

Manas, não nos calemos nunca, não deixem jamais o medo vencer.
Na terra da internet deixo a vocês o julgamento, mas irei me resguardar juridicamente.
E deixo que reflitam, em especial as manas, quem são de fato os nossos representantes!

Gostaria do posicionamento dos envolvidos, pois nem um pedido de desculpas me foi feito,após o “mal entendido”.

As vezes temos realmente a vontade de agir com as próprias mãos, mas foi no karate que aprendi a conter o espírito de agressão e foi com o feminismo que aprendi a LUTAR sempre!
#PAZ


Texto de Raquel Vieira: Feminista/Assistente social/ Professora/Karateca /Cantora de chuveiro/ ...




Nenhum comentário:

Postar um comentário