Páginas

terça-feira, 21 de novembro de 2017

POR QUE QUASE TUDO EM MARACANAÚ TEM O NOME ‘PESSOA’ OU ‘CAMURÇA’?




Quando o prefeito de Maracanaú nomeia mais uma rua da cidade com o nome “Pessoa”, temos que refletir, o que isso significa! Desta vez foi a Avenida VII no conjunto Jereissati I, que receberá o nome de Narciso Pessoa de Araújo.


O que existe por trás na nomeação de ruas e prédios públicos com nomes de parentes de políticos que governam Maracanaú? Eu diria, na falta de figuras expressivas, o que resta é um poder simbólico envolvido na manutenção da prática patrimonialista, muito comum em governos oligárquicos.


Este costume de dá nomes as ruas, uma prática comum herdada da República Velha diz muito sobre os políticos da cidade, é uma forma deles impor uma memória sobre os cidadãos que governam. Tal prática provinciana é digna do folclórico personagem da dramaturgia brasileira, O Prefeito corrupto e demagogo, Odorico Paraguaçu, de ‘O Bem Amado’.


Em Maracanaú o nome “Pessoa” e “Camurça” se repete nas ruas, praças, prédios públicos e escolas, e tem casos, que um mesmo nome nomeia mais de um dos quatro equipamentos públicos citados. É uma verdadeira oligarquia digna de um Odorico Paraguaçu, e porque também não, uma forma de enfiar no inconsciente coletivo da população o nome "Pessoa" e "Camurça?





Nenhum comentário:

Postar um comentário