Páginas

sábado, 17 de dezembro de 2016

ABAIXO AOS VELHOS CARTAZES QUE INTIMIDAVA OS CIDADÃOS



Os maus funcionários públicos que se escondiam atrás de cartaz afixado em seu ambiente de trabalho e prestava um mau serviço que se cuide, com a descriminalização da Lei de Abuso de autoridade, o cidadão com a decisão da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça terá mais voz.


Os cartaz afixado de praxe nas repartições públicas de Maracanaú que informa que desacatar funcionário público é crime e, muito embora informava a existência de crime realmente previsto pelo código penal, acabava por intimidar o cidadão, na medida em que informava apenas os direitos do servidor público e os deveres do cidadão? Esquece o funcionário público que é dever legal e profissional tratar com zelo, educação, respeito e urbanidade todo e qualquer cidadão, bem como, notadamente na área da saúde.


Já não era sem tempo a decisão da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça, que decidiu na quinta-feira 16/12/2016 que desacato a autoridade não pode ser considerado crime porque contaria as lei internacionais de direitos humanos.

Essa lei muitas vezes usadas por maus funcionários públicos como meio de silenciar o povo que sofre com o péssimo serviços prestado por alguns agentes públicos era uma contravenção aos princípios democráticos e igualitário.

A Lei de Desacato a Autoridades é muitas vezes usada como forma de barrar a manifestação legitima de quem procura o serviço público e se depara com a sua morosidade.

Maus policiais também a usa em suas investidas contra a população carente. Veja o caso do ator que interpretava o palhaço Tico Bonito. Ele foi detido em agosto de 2015 na cidade de Cascavel no oeste do Paraná, durante uma apresentação no calçadão da cidade, quando fez uma crítica à polícia durante a peça que apresentava a um grupo de estudantes no centro do município, a justiça o absolveu.

Hoje é comum encontrarmos funcionário públicos no dever da função nas redes sociais, pendurados no celular, enquanto o povo espera para ser atendido.

A descriminalização da Lei de Desacato de autoridade não abre portas para tratarmos mau o funcionário público. Devemos reclamar do mau atendimento sempre, mas sem o uso de expressão verbal ou gestual ofensiva. Não estamos livres da responsabilidade civil, ou até penal como calúnia, injúria, difamação, etc.


FONTE DE PESQUISA: STJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário