Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2016

O PERFIL DO GOLPISTA GENECIAS NORONHA (SD)




O PERFIL DE UM GOLPISTA POR PAULINHO OLIVEIRA

Genecias Noronha (Ceará)

Partido: Solidariedade

"Genecias é quase dono de Parambu. Tudo é dele ou da família dele."

A afirmação é do jornalista e escritor Chico de Góis, autor do livro "Os ben$ que os políticos fazem". Na obra, Chico traça o perfil de dez políticos brasileiros que enriqueceram com a política.

O único cearense na lista é justamente Genecias Mateus Noronha, cuja cidade natal, Parambu, situada na região dos Inhamuns, é como se fosse um feudo familiar dos Noronha. Basta se ver que, além de Genecias na Câmara dos Deputados, o clã dos Noronha tem Keyle, atual prefeita de Parambu (sobrinha do deputado), Aderlania, deputada estadual (esposa de Genecias) e Robson Mateus Noronha, vereador mais votado da cidade em 2012 e chefe de gabinete da Prefeitura de Parambu (irmão do deputado).

Genecias não tem formação superior. É empresário em vários segmentos. O posto de gasolina da entrada de Parambu se chama Posto G e hoje está arrendado a seu cunhado. É sócio da Maranhão Motos, concessionária Honda em seis cidades maranhenses, com sede em Santa Inês - MA. Também possui uma empresa de tecelagem em Belém do Pará. Destaca-se, sobretudo, como criador de gado e proprietário de cavalos de raça.

Aliás, há uma história curiosa sobre o lado de amante dos cavalos de Genecias. Certa feita, um irmão do parlamentar arrematou a égua Tall and Daring DRB por 40 mil reais em um leilão. Porém, jamais pagou pelo animal, o que motivou ação de busca e apreensão para restituição do semovente. Quando o oficial de justiça foi buscar o cavalo, foi impedido de cumprir sua missão, pois o deputado estadual Chiquinho Feitosa havia intermediado um acordo para a égua não sair das mãos dos Noronha. Os 40 mil não foram pagos, e a égua chegou a vencer competições, para a alegria de Genecias e sua família.

Genecias também comanda, por intermédio de sua esposa Aderlania, a principal emissora de rádio local, a Novo Tempo FM, cujo prédio, aliás, foi erguido irregularmente em terreno público. Por tal razão, Genecias é réu na ação de improbidade administrativa de número 115-97.2007.8.06.0142, na qual já foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Ceará por danos ao erário. Responde também ao Inquérito 3403 no STF, sob relatoria da ministra Rosa Weber, por captação ilícita de votos (prática, aliás, comum entre os Noronha na região de Parambu). Teve contra si também o Inquérito 3328 do STF, que versava sobre vários crimes atribuídos a Genecias, inclusive homicídios. Esse último inquérito, porém, foi arquivado.

O crescimento do patrimônio de Genecias Noronha chama a atenção. Em 2000, quando se candidatou a vice-prefeito de Parambu, tinha patrimônio declarado de R$ 98.800,00. Em 2014, na campanha para se reeleger deputado federal, já filiado ao Solidariedade (esteve no PMDB de 1995 a 2013), seu patrimônio já era de mais de 8,7 milhões de reais. Um crescimento, em 14 anos de vida política, de 8.851%!
Isso mesmo, 8.851%!

Há fortes indícios de que Genecias Noronha pratica lavagem de dinheiro. A tecelagem que está em seu nome em Belém já teve endereço em uma residência em Aracati, cidade litorânea cearense bem distante de Parambu, do outro lado do Estado.

Outro indício de que embolsa dinheiro irregularmente e beneficia seus asseclas está na empresa Comercial de Alimentos e Transportes Parambu, que, no entanto, é sediada em Feira de Santana - BA. Essa empresa, que foi a maior doadora para a campanha de Genecias em 2014, com 500 mil reais, tem como um dos sócios Cícero César Pinheiro dos Santos, que, embora empresário, foi aprovado em um concurso para vigia da Prefeitura de Parambu e recebeu empenhos municipais por seus "trabalhos" como motorista a serviço da Secretaria de Educação do Município.

Genecias, que pouco produz na Câmara, gosta de fazer cortesia com o chapéu alheio e não titubeia em se promover, nem que recorra a plágio. Criou o "Bolsa-Família Municipal" quando prefeito de Parambu, nomeando o cartão de Cartão Gente, com destaque para a letra G, o que motivou nova ação movida pelo Ministério Público Eleitoral por promoção pessoal no exercício do Executivo. Apesar de ter criado essa espécie de "programa social" em Parambu, Genecias é a favor de ajustes no Bolsa-Família (o de verdade, o federal), conforme compromisso com o vice-presidente conspirador Temer.

Assim, o golpista Genecias se revela como um político do chamado "baixo clero" que não tem qualquer compromisso com o povo, mas apenas com seu próprio prestígio e enriquecimento. Quem sofre com isso é o povo brasileiro, especialmente de Parambu, cidade das mais carentes do Estado, na qual a família Noronha reina e pretende continuar reinando por muito tempo. As eleições municipais de 2016 se aproximam, e Genecias pretende voltar a ser prefeito.

Pobre Parambu. Pobre Brasil.


Texto: Paulinho Oliveira

12 comentários:

  1. A matéria conta a verdade e alerta o povo sobre esse indivíduo

    ResponderExcluir
  2. Esse aí também não escapou e cabra safado

    ResponderExcluir
  3. A verdade um dia aparece, e se ele é mesmo tudo isso que ele pague por esses crimes e que os Parambuense abram os dois olhos. por que de corrupto o Brasil esta cheio. Que a justiça seja feita, e que os bens que ele conseguiu em meio a corrupção que seja devolvidos a cidade de Parambu. #ChegaDeCorrupção #OpovoMereceSaberAverdade Fora corruptos

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela matéria, o povo precisa mesmo de luz para começar a enxergar uma saída no meio de tanta lama turvando seu caminho. A informação séria e repetida no dia a dia e educação da boa são fundamentais e imprescindíveis para a formação de uma consciência cidadã. É por aí que chegamos lá e aprendemos a escolher nossos representantes.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela a matéria, o povo precisa mesmo de uma luz para enxergar uma saída no meio de tanta lama turvando seu caminho. Informações sérias no dia a dia e educação da boa são fundamentais e imprescindíveis para a formação de uma consciência cidadã.É por aí que chegamos lá e aprendemos a escolher nossos representantes. Melo, por favor, informe quanto ganha uma professora em Parambu.

    ResponderExcluir
  8. Esse processo precisa seguir em frente, o povo de Parambu clama por ajuda!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. A LAVAGEM DE DINHEIRO EM PARAMBU É GRANDE!

    ResponderExcluir