Páginas

domingo, 5 de março de 2023

COM A POSSIBILIDADE DE NÃO APONTAR O VICE-PREFEITO EM MARACANAÚ EM 2024, FIRMO CAMURÇA CORRE PARA PACATUBA

Roberto Soares Pessoa (nascido em Fortaleza, no dia 21 de abril de 1943) é um empresário e político brasileiro , o homem que representa a expressão maior da oligarquia que domina Maracanaú desde a sua primeira eleição para governar Maracanaú.

Em 2004, Roberto Pessoa (PR) foi eleito pela primeira vez para governar Maracanaú, se reelegendo em 2008, pelo PR, tendo como Firmo Camurça como vice-prefeito, desde então, se reversa no poder com Firmo Camurça, ora como prefeito, ora indicando o vice-prefeito, mas esta situação pode mudar em 2024.

Em 2020, o espaço político em Maracanaú já se encontrava pequeno para abrigar certos políticos que faziam parte do eixo oligárquico, então, eles resolveram expandir os tentáculos para a cidade vizinha de Maranguape. A indicação da oligarquia foi o Presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, o senhor Carlos Alberto Gomes de Matos na época filiado ao Democratas. O projeto político da oligarquia comandada por Roberto Pessoa/Firmo Camurça, terminou com a prisão do presidente da Câmara Municipal, que acusado de crimes contra a administração pública (peculato, “rachadinha”, enriquecimento ilícito, etc) veio a ser preso.

Atualmente, Roberto Pessoa é o prefeito de Maracanaú e tem o vice-prefeito, o senhor Neton Lacerda indicado por Firmo Camurça, mas até o momento o vice-prefeito Neton Lacerda se encontra inelegível por irregularidades administrativa, quando ele foi secretário de esporte de Maracanaú. Outra hipótese cogitada no meio político em Maracanaú é a ação do acontecimento de um caso de força maior, caso o prefeito Roberto Pessoa se reeleja em 2024. Isso acontecendo, poderia ter como consequência, o impedimento do atual prefeito de Maracanaú permanecer à frente da prefeitura e assumiria o indicado por Firmo Camurça, o que provavelmente culminaria de imediato com a expurgação do núcleo político (Carlos Bandeira, Gerson Cerchinne e os Motas..) ligado ao prefeito Roberto Pessoa, tendo esta probabilidade como aceita e possível, se conjuntura na cidade, que a escolha do vice-prefeito pelo deputado estadual Firmo Camurça é praticamente destacada pelos núcleo político Robertista.

A atual conjectura não favorece ao ex-prefeito Firmo Camurça (UB), que talvez prevendo o futuro caminha pacificamente pela cidade de Pacatuba com a oposição ao atual prefeito Carlomano Marques (MDB), ladeado com opositores do atual prefeito da cidade e ex-aliados, o deputado Firmo Camurça vai abrindo caminhos para 2024.

Uma reação as possíveis pretensões do ex-prefeito Firmo Camurça ao cargo majoritário na cidade de Pacatuba, veio de um dos grande aliado do prefeito Carlomano Marques, o deputado Junior Mano (PL) povoou a mídia estadual como possível candidato a prefeito em 2024, por Maracanaú. Se é uma tentativa do segundo deputado federal mais votado no Ceará em 2022, com apoio do seu grupo político ainda não sabemos. O certo é que Junior Mano faz parte de um grupo político cearense que tem se expandido atualmente.

Em Maracanaú, o Deputado Junior Mano (PL) é aliado do atual vereador Calos Alberto Gomes de Matos, que é ligado ao empresário Andre Luis Eskinazi De Oliveira, mais conhecido por André Eskinazi.

Quando fala em Firmo Camurça, o líder político Renato Rodrigues diz que a luz para Pacatuba se encontra do outro lado da Ponte.

Aliado a toda conjuntura desfavorável a indicação de um candidato a vice-prefeito pelo deputado Firmo Camurça na chapa do atual prefeito Roberto Pessoa em 2024, ainda se comenta que Firmo Camurça foi desfavorável a indicação da candidatura da filha (Fernanda Pessoa) do prefeito Roberto Pessoa em 2022 para prefeitura de Maracanaú.

Tudo é conjuntura e conjectura política, como também a ação do grupo político comandado por Roberto Pessoa de inviabilizar a candidatura do filho do vereador Julio Cesar Costa Lima a prefeitura de Maracanaú pelo PT em 2024?

Quem viver verá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário