Páginas

domingo, 2 de dezembro de 2018

NO CEARÁ, AS ARMAS DE FOGO SÃO OS PRINCIPAIS MEIOS UTILIZADOS NAS EXECUÇÕES.




VIOLÊNCIA ARMADA

As armas de fogo têm importância fundamental no incremento das mortes de adolescentes. Em Horizonte, todos os adolescentes vítimas de homicídios em 2015 foram mortos por arma de fogo. Em Fortaleza, este percentual chegou a 95% dos casos analisados na pesquisa. Segundo o Mapa da Violência 2016, Fortaleza foi a capital que mais matou por arma de fogo em 2014, com taxa de 81,5 mortes por 100 mil habitantes. No Ceará, as armas de fogo são os principais meios utilizados nas execuções. Apesar disso, o funcionamento do mercado ilegal e sua inter-relação com os homicídios ainda permanecem um campo aberto a ser explorado.

Nos depoimentos dos familiares, as dinâmicas de obtenção e posse de armamentos são descritas de forma tangencial, sem muitos detalhes. Um grupo focal promovido pelo Comitê com membros dos órgãos de segurança abordou, no entanto, a precariedade do controle estatal no monitoramento e nos mecanismos de circulação das armas de fogo. “A entrada de arma no Brasil não tem controle efetivo, é fato! Junta-se a isso a questão do amplo comércio de armas em vários níveis sociais, em especial no mundo policial”, disse um oficial da PM que participou deste grupo.

O que se vê, segundo ele, é uma circulação incessante de armas apreendidas e que, por diversos motivos, acabam retornando ao mundo do crime, alimentando a espiral de violência letal que vitima nossos adolescentes.


FONTE: Uma publicação da UNICEF Brasil: ‘Trajetórias interrompidas: homicídios na adolescência em Fortaleza e em seis municípios do Ceará.’


Nenhum comentário:

Postar um comentário