Páginas

sábado, 18 de abril de 2020

ESTÁTUAS DE SANTOS CATÓLICOS ESTÃO VINDO AO CHÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA




Estátuas religiosas católicas do escultor Franciné Macário Diniz tem se desintegrado n a região metropolitana de Fortaleza. O artista plástico Franciner Macário Diniz, 77 anos, 42 deles dedicados à restauração de obras sacras e altares do século XVIII e XIX. Outras obras do escultor, estátua de Santa Edwirges, na Leste-Oeste; Nossa Senhora da Assunção, na Barra do Ceará; bem como as do Padre Cícero e São José, em Maracanaú, Nossa Senhora de Fátima na pracinha da Avenida 13 de Maio em frene a Igreja de Fátima.

A primeira estátua a vir ao chão na região metropolitana de Fortaleza foi na cidade de Horizonte em 2015. A estátua de 15 meros de altura de São João Batista padroeiro da cidade ficava localizada na praça da igreja matriz. Os moradores foram surpreendidos com o desabamento da estátua que ficou totalmente destruída. Segundo moradores da área á época, a estátua apresentava sinais de falta de manutenção. O desabamento aconteceu no dia 05 de maio de 2015, às 23h, um horário de pouco movimento na praça. Não houve vítima ou danos patrimoniais no entorno.





FONTE

A segunda estátua do artista Franciner Macário Diniz que veio ao chão foi, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, localizada em frente à Igreja Matriz de Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza, ela desabou no dia 20 de março de 2019. Na época a prefeitura de Pacatuba jogou a responsabilidade da queda da estátua para a paróquia, que de pronto rebateu a prefeitura e disse que, apesar de estar no terreno da Paróquia, a imagem foi construída pelo município em 2011. "Infelizmente ela estava ficando danificada como rachaduras, e muita chuva. Mas a responsabilidade é da Prefeitura".





FONTE

A terceira obra do escultor Franciné Macário Diniz a vir ao chão foi à estátua do Santo São José, padroeiro da cidade de Maracanaú. A imagem de São José de 15 metros de altura foi inaugurada em 19 de março de 2009, durante as comemorações do Santo padroeiro do estado e também do município. A estátua foi erguida na Praça Henrique Mendes em frente à Igreja Matriz,. Medido 15 metros de altura e pesando cerca de 20 mil quilos, a estátua custou aos cofres públicos da prefeitura o valor de R$ 143,9 mil.



Além da estátua de São José que veio ao chão no dia 18 de abril de 2020, Maracanaú possui mais 3 (três) esculturas do artista plástico Franciner Macário Diniz. A imagem de Padre Cícero com Monsenhor Murilo de Sá Barreto com 15 metros de altura e esta edificada no encontro das Avenidas Anel Viário 4 de Julho com Professor Francisco Oscar Rodrigues, mais conhecido como Girador do Caranguejo, no bairro Jereissati II e a estátua de São Judas Tadeu na Igreja do Conjunto Timbó.



Não se pode afirma se forma irresponsável que um raio atingiu a estátua e depois de muito tempo ela veio a chão, quanto mais quando sabemos que mais duas estátuas do mesmo artista plástico vieram ao chão. Estas estatuas que caíram foram construídas com o mesmo material e tinham a mesma altura. . É necessário responsabilidade, porque estas estátuas podem ter caído por algum problema no material na qual foram construídas, além do mais não podemos nos calar diante do imediatismo técnico da prefeitura de Maracanaú. Temos a estátua do Padre Cícero e Monsenhor Murilo de Sá Barreto na rotatória do caranguejo, onde embaixo reúne pessoas para troca de bicicletas, estas construída quase na mesma época das outras que caíram podem está com o material comprometido.














Nenhum comentário:

Postar um comentário