Páginas

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

MUITA CONFUSÃO EM MARACANAÚ E O PERIGO DOS POSTOS DE GASOLINA PRÓXIMO AS RESIDÊNCIAS


A Companhia de Habitação do Estado do Ceará (COHAB) resolveu vender ás áreas ditas sobras de terrenos no conjunto industrial. Esta atitude em breve se estenderá para todos os conjuntos habitacionais em Maracanaú, onde a COHAB possui sobras terrenos e áreas institucionais pertencentes a companhia. O que a população de Maracanaú não pode deixar que aconteça é que as Áreas Verdes de nossos conjuntos entre como sobra de terreno, ou qualquer outra denominação neste evento.

Diante desta situação uma atenção especial deve ser dada por nós moradores no sentido de preservamos as nossas áreas verdes estabelecida no Art. 8º, da Resolução CONAMA Nº 369/, que define como área verde de domínio público "o espaço de domínio público que desempenhe função ecológica, paisagística e recreativa, propiciando a melhoria da qualidade estética, funcional e ambiental da cidade, sendo dotado de vegetação e espaços livres de impermeabilização". A área verde é um bem público inalienável que contribui significativamente para a qualidade de vida e equilíbrio ambiental nas cidades.

Durante décadas estes terrenos foram esquecidos pela COHAB (me refiro as sobras de terrenos e ás áreas da companhia) e muitos moradores agregaram estes terrenos a suas casas, devido a proximidade e até mesmo com a intenção de zelar pelo local foram se encostando e ficando.

Muitas irregularidades foram cometidas durante este tempo. A Prefeitura de Maracanaú também andou doando o que não lhe pertencia. A especulação imobiliária se apossou dos terrenos da COHAB, pessoas gananciosas invadiram e até hoje pleiteiam para se a posse de um terreno que não lhe pertencem por direito. Porém, para uma grande parte dos maracanaueses, a questão da moradia é um problema de difícil solução.

Vamos a um caso concreto onde o poder executivo de Maracanaú doou através do Decreto 22 de 1985 um terreno que não lhe pertencia. A área medindo 52 metros de frente por 42 metros de fundo, situado na Avenida Contorno Norte, esquina com rua 08, no conjunto Industrial hoje é motivo de querela. A COHA
B fincou placa no terreno afirmando que a área lhe pertence, e que segundo pesquisas será vendida para um comerciante implantar no local um posto de gasolina.

Aos moradores locais um aviso: A proximidade de um posto de gasolina das residências trás uma convivência com um inimigo mortal que age lentamente em nosso organismo (gasolina, álcool e diesel) que têm em sua composição esse produto considerado altamente cancerígeno."A presença dos hidrocarbonetos, em especial o benzeno, Também é conhecido por ser carcinogênico. É uma substância usada como solvente (de iodo, enxofre, graxas, ceras, etc.) e matéria-prima básica na produção de muitos compostos orgânicos importantes como fenol, anilina, trinitrotolueno, plásticos, gasolina, borracha sintética e tintas. A benzina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida, principalmente, da destilação do petróleo que possui faixa de ebulição próxima ao benzeno.

Os principais efeitos do benzeno são pela exposição crônica (longo prazo) através do sangue. Benzeno causa danos na medula óssea e pode causar uma diminuição de células vermelhas do sangue, levando a anemia. Ele também pode causar sangramento excessivo e diminuir o sistema imunológico, aumentando a chance de infecções. Benzeno provoca leucemia e está associada a outros cancros do sangue e pré-cânceres do sangue.

A exposição humana ao benzeno é um problema global de saúde. Benzeno atinge o fígado, rins, pulmão, coração e cérebro e pode causar quebras da cadeia de DNA, provoca danos cromossômicos, etc, e câncer tanto em animais como seres humanos. O benzeno foi relatado por induzir ao câncer em humanos, em 1920.

Pense na desvalorização que terá o sua vida e seu imóvel próximo a um posto de gasolina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário