Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

UM DOS DONOS DA EMPRESA VIA METRO É CONDENADO A 28 ANOS E 8 MESES DE CADEIA

O dono da empresa VIA METRO e da maioria dos ônibus de Fortaleza, Jacob Barata Filho, foi condenado a 28 anos e 8 meses. Barata integra o quadro societário somente no Rio de Janeiro de mais de 25 empresas do ramo de transportes, por isso, é conhecido como "rei do ônibus", e é acusado de pagar propina a políticos por empresários do setor de transporte público, para obter vantagens no valor das tarifas e outras benesses.

A Auto Viação Metropolitana Ltda, Via Metro, uma das empresas de Barata foi fundada em 01 de maio de 2008. São duas sedes: uma (matriz) localizada em Maracanaú e a outra (filial) na região do Cariri.

Segundo a denúncia do MPF (Ministério Público Federal), de julho de 2010 a outubro de 2016, foram feitos 203 aportes mensais de dinheiro, a título de propina, para Cabral e outros operadores políticos ligados a ele, no valor total de R$ 144,7 milhões. Esse recurso viria de diversas empresas de ônibus e também da Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro).

Jacob Barata Filho foi condenado por corrupção ativa e participação em organização criminosa.

A Operação Ponto Final é um desdobramento da Operação Lava Jato, operação da Polícia Federal foi deflagrada em 3 de julho de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário