Páginas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

A ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DO ACARACUZINHO ABANDONA O CARNAVAL DE RUA DE MARACANAÚ 2026

.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Acaracuzinho foi fundada por Raimundo Valdelino, primeiamente como um Bloco Carnavalesco e em 1994, tornasse a Escola de sanba Unidos do Acaracuzinho.

O trabalhador Raimundo Valdelírio por muitos anos cumpriu suas obrigações trabalhistas na Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Ele saia de casa às quatro da manhã e pegava dois ônibus para chegar ao local de trabalho. Colocava a farda da empresa, pensava nas obrigações diárias e dava início à limpeza das salas e banheiros, bem como a preparação do café diário para abastecer os demais colaboradores da Fundação.

Seu Raimundo, ou seu Dodinha, como é chamado por alguns colegas, era o mais antigo colaborador da Funcap. Foram mais de 20 anos dedicados à Fundação, desde quando ela se localizava na Avenida Dom Luís e ainda era chamada de Fundação de Amparo à Pesquisa. Ele chegou como servidor cedido pela Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), se aposentou e continuou trabalhando como colaborador terceirizado.

Natural de Limoeiro do Norte, onde cresceu, casou e onde nasceram os três filhos, seu Raimundo lembrou os tempos de telefonista no interior, contando ter passado ainda pela Rádio Vale do Jaguaribe, Correios e por um cinema da cidade, até começar a trabalhar em uma escola. Quando veio para Fortaleza, dividia-se entre o Nutec e uma escola, trabalhando meio período em cada local.

O que ele gostava mesmo e se sentia bem, era falar do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Acaracuzinho. Escola de samba fundada por ele, tantas vezes campeã do carnaval de rua de Fortaleza.

1994:

A Unidos do Acaracuzinho passou de Bloco para Escola de Samba em 1994, mas em 1984, quando o Bloco nasceu, a bandeira escarlate balançava ao som de muito samba pelas ruas do bairro. Uma semente plantada , que com pouco tempo, germinou e floresceu meteoricamente e despontou para o cenário do carnaval cearense como a grande arrebatadora de títulos de campeã do carnaval. A escola que é orgulho do povo de Maracanaú e tem base na comunidade do Conjunto Acaracuzinho, daí a origem do nome. Fruto dos esforços do seu idealizador, o eterno Presidente Raimundo Vanderilo, um lutador incansável e apaixonado por sua escola querida, que na garra do vermelho do sangue na veia e o branco de uma paz personificada no semblante sereno de seu presidente, reflete até os dias de hoje, este amor para todos que compõem a escola, o brilho na avenida, as alegorias e fantasias sempre em sintonia com os enredos propostos para cada carnaval é o ponto alto do talento inquestionável da carnavalesca da escola a maravilhosa Clésia que não fica a dever nada para nenhum carnavalesco de centros como Rio e São Paulo onde existem grandes investimentos.

Em 1994, pela primeira vez campeã como Escola de Samba, a Unidos do Acaracuzinho foi promovida de Bloco para Escola de Samba, marcando sua estreia no carnaval de Fortaleza com o enredo "Acaracuzinho: o Brasil nasceu aqui", celebrando as raízes e a cultura do povo nordestino, em uma história de superação e paixão pelo samba que a levaria a se tornar uma potência no carnaval cearense, com muitos títulos e o reconhecimento da comunidade de Maracana.

Neste ano de 1994, a agremiação, que foi fundada em 1984 como bloco no município de Maracanaú, foi oficializada como escola de samba e conquistou o seu primeiro título no carnaval de rua de Fortaleza.

A Unidos do Acaracuzinho deu início a uma trajetória vitoriosa, acumulando diversos campeonatos desde então.

1995:

Unidos do Acaracuzinho é campeã com o enredo, "A Dança das Cartas".

1996:

A campeã do Carnaval de Rua de Fortaleza em 1996 foi a Unidos do Acaracuzinho.(enredo, "O Rei da Ilusão").

1997:

A escola de samba campeã do carnaval de rua de Fortaleza em 1997 foi a Unidos do Acaracuzinho (enredo, "Atlântida O Continente perdido").

Enredo: A escola apresentou o tema "Atlântida, O Continente Perdido".

1998:

Em 1998, o Carnaval de Fortaleza enfrentou uma crise significativa, descrita como o "fundo do poço" devido à falta de apoio da prefeitura, o que resultou na ausência de desfiles formais de muitas escolas de samba.

A escola Unidos do Acaracuzinho, uma das mais tradicionais, não desfilou em 1998, conforme registros de enredos.

1999:

Enredo da Unidos do Acaracuzinho, "Amazônia A Mãe Natureza" (Foi apresentação)

A Unidos do Acaracuzinho teve uma sequência de títulos na década de 1990, consolidando-se como uma força no carnaval cearense daquela época.

2000:

A Unidos do Acaracuzinho coom o enredo, “Brasil” – 500 Anos, “Idade de Ouro” (Vice-Campeã).

2001:

Foi campeã com o enredo "Magia da Sorte".

2002:

Foi vice-campeã com o enredo, "Alo, alo Carnaval."

Com base nos resultados históricos do Carnaval de Fortaleza, a escola de samba campeã do desfile de rua no ano de 2002 foi a Mocidade Independente da Bela Vista.

2003:

A escola de samba campeã do carnaval de rua de Fortaleza em 2003 foi a Unidos do Acaracuzinho com o samba enredo “Maranguape, Pajuçara e Maracá: O que formos e somos”, relatando a origem do município de Maracanaú e a história do seu povo guerreiro.

2004:

Em 2004, a Unidos apresentou o enredo “ Os três Encantos do Rei”, um misto de raças e credos, baseado na cultura africana que teve um grande impulso na formação da identidade cultural brasileira. Em amor, traição e vingança.

Em 2004 foi a Mocidade Independente da Bela Vista.

2005:

Campeã 2005: Mocidade Independente da Bela Vista.

Contexto: O carnaval daquele período valorizava os desfiles realizados nas avenidas da cidade, onde a Bela Vista costumava reunir grandes concentrações de batuques e foliões.

2006:

No ano de 2006 o enredo – “10 anos de Glória” foi uma homenagem aos 10 anos de tradição da escola de Samba.

A escola de samba campeã do Carnaval de 2006 foi a Mocidade Independente da Bela Vista.

2007:

1º Unidos do Acaracuzinho

2º Mocidade Independente de Bela Vista

3º Corte no Samba troféu

2008:

Campeã do Carnaval de Rua de Fortaleza com o enredo – Nordeste: O Brasil nasceu aqui .

2009:

Em 2009 a Unidos do Acaracuzinho chega com o enredo "Ceará e da sua capita".

Com base nas informações sobre os desfiles de rua de Fortaleza, a escola de samba campeã do Carnaval de 2009 foi a Mocidade Independente da Bela Vista. A agremiação, sediada no bairro Bela Vista, destacou-se naquele ano na avenida.

2010:

Antigos carnavais, histórias de Piero, os carnavais dos nobres com referência nos carnavais da Itália, sendo vice-campeã

Em 2010, a Unidos do Pajeú (68 pontos)foi a gande campeão do carnaval de rua de Fortaleza e em segundo (66 pontos) lugar ficou a Unidos do Acaracuzinho.

2011:

Enredo da Unidos do Acaacuzinho: Juazeiro 100 anos de Fé e Orações, falando de Padre Cícero e a fé do povo nordestino

A primeira colocada foi a Mocidade Independente da Bela Vista e Unidos do Acaracuzinho ficou em segundo lugar.

2012:

Em 2012, a escola de samba Unidos do Acaracuzinho (de Maracanaú-CE) teve como samba-enredo o tema "São João na Avenida".  Com esse enredo, a agremiação foi campeã do Carnaval de Rua de Fortaleza naquele ano, apresentando um desfile que destacou as tradições juninas na passarela da Avenida Domingos Olímpio. Carnaval virou São João, falamos sobre esse bonito folguedo São João.

Em 2013, a escola de samba Unidos do Acaracuzinho entrou na avenida Domingos Olímpio com homenagem ao time do Maracanã, clube de Maracanaú - munícipio da agremiação - que disputa a 1ª divisão do Campeonato Cearense. O enredo 'Paixão Nacional – Futebol, Alegria e Carnaval' fez referência ao acesso à elite do estadual, conquistado pela equipe em 2012.Paixão Nacional – Futebol, alegria e carnaval, contando a história do futebol e da paixão nacional

A Escola de Samba "Unidos do Acaracuzinho" foi a vencedora do carnaval de rua de Fortaleza em 2013. Em segundo lugar ficou a 'Mocidade Bela Vista".

2014:

Em 2014, a Unidos do Acaracuzinho vence o Carnaval de Rua de Fortaleza, conquistando seu 14º título e se consolidando como campeã pela terceira vez consecutiva, com o enredo "Para sempre o maior do humor: ‘Corta. Valeu Chico. Que bom que valeu!’". A Unidos do Acaracuzinho vence o Carnaval de Rua de Fortaleza na categoria Escolas de samba obtendo 177 pontos, conquistando seu 14º título e se consolidando como campeã pela terceira vez consecutiva, com o enredo "Para sempre o maior do humor: ‘Corta. Valeu Chico. Que bom que valeu!’". O enrredo homenageou o humorista Chico Anysio in memorian.

O destaque em 2014, foi para a costureira Ana Kelly Soares, de 30 anos, que em 2014, completou 15 desfilando pela Escola de Samba Unidos do Acaracuzinho. Há 15 anos. Ana Kelly iniciou sua relação com a agremiação quando tinha 13 anos de idade, desfilando como porta-bandeira mirim e, há sete anos assumiu o posto de porta-bandeira principal da agremiação da cidade de Maracanaú, na Grande Fortaleza.

“Nossos mais de 800 integrantes trabalharam duro e, mesmo com alguma dificuldade, conseguimos mais uma vez o título para nossa comunidade”, comentou o vice presidente da Escola de Samba, José Wilson Ferreira.

 

2015:

Em 2015, a Unidos do Acaracuzinho foi campeã do Carnaval de Rua de Fortaleza, conquistando seu 15º título com o enredo "Viva meu boi, salve, salve, o meu boi bumbá, Acaracuzinho traz a lenda pra avenida e o povo vai cantar..." e marcando o tricampeonato consecutivo naquele ano.

2016:

Em 2016, a Escola entrou na avenida Domingos Olímpio com 16 títulos na bagagem e obrigada a reduzir o número de participantes de 500 para 250 brincantes por escassez de recurso financeiro. A bateria contou com 60 componentes e esse ano será a estreia do novo mestre.

A Escola com o tema “Fortaleza - Memórias em Pedra e Bronze” foi contada a história da capital cearense através das memórias dos monumentos da cidade e a Unidos do Acaracuzinho conquistou o seu quinto título consecutivo.O enredo é assinado pelo historiador Jonathan Almeida e samba enredo de autoria do Mestre Lee. 2016 – Fortaleza: Memória em pedra e bronze, falamos de Fortaleza através de alguns monumentos históricos espalhados pelas suas praças.

2017:

A Escola de Samba Unidos do Acaracuzinho com o samba-enredo “Pode me chamar de Samba”, do compositor Márcio Viana, conquistou o sexto título consecutivo no tadicional desfile de carnval de Fortaleza. A Unidos da Acaracuzinho, que já tinha conquistado os títulos em 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016, trouxe em 2017.

2018:

Em 2018, na categoria Escola de samba, a vencedora foi, mais uma vez, a Unidos do Acaracuzinho conquistando seu 18º título na Avenida Domingos Olímpio com o enredo "Meu Pedido Final (enredo em homenagem ao fundador e ex-presidente da escola Raimundo Valdelírio, falecido em 2017). Daqui vou tá espiando minha escola perdendo ou ganhando mais um carnaval", consolidando seu domínio na festa cearense.  . José Wilson Ferreira, vice-presidente da Escola, avaliou o cenário recheado de vitórias de forma positiva e atribuiu o acúmulo de conquistas à união de esforços e ao trabalho em equipe. “Há 19 anos, eu brinco o Carnaval nesta Escola e tenho a honra de comemorar 18 títulos. Mas nossa vitória não diminui o mérito das outras Escolas. Estamos aqui porque a união faz a força. Temos que agradecer à costureira, ao cozinheiro, àqueles que trabalham dia e noite para levar a Escola à Avenida e receber esse título maravilhoso”, finalizou.

2019:

A Escola de Samba de Maracanaú fica em segundo lugar com o enrredo "No compasso do ritmo, a Unidos do Acaracuzinho canta as festas e tradições brasileiras" (ou variação focada em "Fé, Ritmos e Festas Brasileiras").

Com 197 pontos, a Escola de Samba Imperadores da Parquelândia desbancou a favorita e ganhou o título do Carnaval de Fortaleza 2019. A apuração aconteceu ontem no ginásio Paulo Sarasate. A Unidos do Acaracuzinho, quem em 10 participações foi campeã 7 vezes, ficou em segundo lugar, com 187 pontos.

2020:

A Escola de Samba Unidos do Acaracuzinho leva o seu 19 título no Carnaval de Fortaleza com o samba-enredo “África – Minha Cor Real”, do compositor Chico do Cavaco.

2021:

Não houve desfile oficial de Carnaval de rua em Fortaleza no ano de 2021 devido à pandemia de Covid-19, o que levou ao cancelamento dos eventos públicos e desfiles na avenida Domingos Olímpio.

2022:

Em 2022, o Carnaval de rua de Fortaleza foi oficialmente cancelado pela Prefeitura devido à pandemia de COVID-19, seguindo uma tendência nacional, com suspensão de eventos públicos e restrição de público. Apesar do cancelamento oficial, houve um movimento de pré-Carnaval com blocos e festas privadas em janeiro e fevereiro, como no Colosso e na Praia de Iracema, com alguns blocos ensaiando e se preparando para uma possível volta da folia em 2023, embora o foco principal fosse o planejamento futuro.

2023:

Em 2023, 19 vezes campeã, a Unidos do Acaracuzinho foi impedida de competir no Carnaval de Fortaleza. “A justificativa da secretaria é de que as agremiações de Fortaleza também precisavam ter a chance de ganhar o carnaval.

2024:

1º lugar: Escola de Samba Tradição da Bela Vista (175,5 pontos).

Em 2025, a Escola de Samba Imperadores da Parquelândia desfila na Avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza, prestando uma homenagem à história da arte transformista. Enredo 2025: A escola traz o enredo "Grupo Metamorfoses", revisitando o icônico grupo que fez sucesso nos anos 80, destacando a arte e a transformação.

SAMBAS ENREDOS APRESENTADOS PELA ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DO ACAACUZINHO DURANTE O TEMPO QUE SE APRESENTOU NO CARNAVAL DE RUA DE FORTALEZA:

1994 – Maracanaú Berço dos Potyguares (Campeã);

1995 – A Dança das Cartas (Campeã);

1996 – O Rei da Ilusão (Campeã);

1997 – Atlântida O Continente perdido (Campeã);

1998 – Não houve desfile ;

1999 – Amazônia A Mãe Natureza (Foi apresentação);

2000 – “Brasil” – 500 Anos, “Idade de Ouro” (Vice-Campeã);

Você pode nos ajuadar: viu alguma informação errada? Envie uma revisão para ricarlosmelo@gmail.com

Fonte: Google