A Presidenta Dilma Rousseff lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O Programa foi lançado depois que crianças que foram avaliadas em um teste aplicado pela ONG Todos Pela Educação em âmbito nacional para aferir a qualidade da alfabetização de crianças até 8 anos ter apresentado resultados preocupantes. Analisando o resultado seis em cada dez crianças demostravam dificuldade extrema com a matemática e que as crianças das escolas públicas das regiões Norte e Nordeste tiveram as piores notas entre os que realizaram a prova.
O Plano consiste numa parceria do Governo Federal com Estados e Municípios para alfabetizar todas as crianças até 8 anos. Inspirado no Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), criado pelo Governo do Estado do Ceará em 2007 desde a sua implantação no Ceará de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), subiu de 3,2 para 4,9 – patamar equivalente ao verificado no Rio de Janeiro e no Espírito Santo e o mais alto do Nordeste.
A grande diferença entre o programa cearense e o federal é idade. O compromisso do governo cearense é alfabetizar os alunos até os 7 anos, enquanto o Pnaic prevê fazer isso até os 8 anos.
Para apoiar o programa o governo federal reuniu 34 universidades federais para formar professores alfabetizadores com direito a bolsas de incentivo para se dedicar às atividades de formação.
Em Maracanaú são 400 professores e 17 orientadores e uma supervisora. Os professores que aderiram ao programa recebem R$ 200 e os supervisores R$ 765,00 em 5 parcelas, mas o MEC suspendeu a quarta e quinta parcela depois de denuncias de que o programa não estava sendo executado em 2016.
Logo após a denúncia feita ao MEC verificou-se que aconteceu uma correria numa tentativa desesperada de colocar o programa para funcionar. Nas presas de executarem o seminário anual de 2016 fizeram Ctrl V e Ctrl C do folder do seminário de 2015.
Em “seminário” relâmpago alguns professores ficaram descontentes com o nível de alguns palestrantes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário