A federação está nas máos da gestão municpal de Maracnaú, o que poderá favorecer a vinda da veradora Silvana Maciel para o grupo, o que não é dificil já que ela é da gestão.
Em 2024 a gestão oligárquica de Maracanaú pretende eleger uma dita esquerda para continuar comandando-a. Em Maracanaú a “Federação Brasil da Esperança", a primeira federação partidária, formada por PT, PCdoB e PV vem com o apoio da gestão municipal.
Explicando o que é federação:
As federações são uma novidade na forma de organização dos partidos e foram criadas com a reforma eleitoral aprovada no ano passado pelo Congresso. A principal inovação é a exigência de uma atuação conjunta das legendas em torno de um programa comum, como se fossem uma só sigla, por no mínimo quatro anos. É uma espécie de noivado para um casamento futuro e desta forma reduzir o número de partidos. Em Maracanaú os dois principais partidos que formam esta federação são aliados da gestão municipal, o PT e o PC do B.
Na conjectura atual os membros do Partido dos Trabalhadores (PT), e o PC do B que se abraçam com a gestão já estariam desenhando a chapa com os membros que concorrerão ao cargo de vereador em 2024.
O PT da gestão municipal aposta nos nomes de Jardel Baima que obteve 974 na eleição em que seu irmão concorreu ao cargo majoritário. O segundo nome do PT é Nailton Marques que obteve 386 votos para o cargo de vereador na eleição passada. Jardel Baima e Nailton Marques são respectivamente secretário executivo e secretário da secretaria de juventude da oligarquia Robertista.
O PT ainda poderá contar com a vereadora Silvana Maciel que na última eleição pelo partido Cidadania, obteve 1.593 votos, mas ela corre o sério risco de não se reeleger, porque perderá o apoio político do homem da Azzejo, que está lançado sua filha para a casa legislativa, além de outros apoiadores que lhe abandonaram. Restará para a vereador Silvana Maciel muita luta e se apoiar nos cargos que ela possui dentro da estrutura da prefeitura de Maracanaú. Lembrando que a vereadora Silvana Marciel foi eleita pela oposição ao lado do vereador Julio César, mas logo que foi eleita, ela abandonou a oposição e foi deita-se no colo da gestão municipal.
Por que é preocupante para a vereadora a sua reeleição? Um fator a ser analisado são as três últimas eleições para vereador em Maracanaú, ouro é a iserção da filha do Azzejo no jogo político:
Podemos perceber que existe uma forte presença de candidatos que representa a máquina, o que influência o resultado quantitativo dos votos dos primeiros colocados nas eleições apresentadas, isso é bastante significativo ao analisarmos o segundo fator que poderá contribuir para a não reeleição da vereadora Silvana Maciel.
01.Vamos analisar o primeiro fator:
01. Eleição 2020:
1º Leo Sales DEM ELEITO 4799 3,67%
2º Irmão Raimundinho PROS ELEITO 3616 2,77%
02. Eleição 2016
1º Rafael Lacerda PSD 5199 4,22%
2º Demir Peixoto PR 3585 2,91%
03. Eleições 2012
CARLOS ALBERTO · DEM · eleito 2,71% 3.346
DEMIR PEIXOTO · PR · eleito 2,27% 2.806
02. Vamos analisar o segundo fator:
Vamos analisar agora, os bairros onde a vereadora Silvana Maciel foi mais votada em 2020:
a) Primeiro Lugar foi n Bairro da Pajuçara:
PAJUCARA 258 votos
b) Segundo lugar foi no Bairro Jereissati I
CONJUNTO JEREISSATI I 250 votos - 15,69% votos
c) Terceiro Lugar Bairro Jereissati II
CONJUNTO JEREISSATI II 190 votos - - 11,93%
d) Quarto Bairro foi no Conjunto Timbó
CONJUNTO TIMBO 131 votos - 8,22%
e) Quinto Bairro foi no Centro de Maracanaú
CENTRO 130 votos - 8,16%
Analisando os Bairros onde a vereadora obteve mais votos na casa das centenas, três desses bairros são áreas de grande influência do Asis da Azzejo. São eles : Jereissati I e II e centro de Maracanaú. Nesses bairos, a vereadora obteve 570 votos, o que representa quase um terço dos 1593 votos que elegeram a vereadora em 2020.
3.No terceiro fator vamos analisar os bairros , onde a vereadora Silvana Maciel obteve votos na casa das dezenas acima de 50 (cinquenta)::
a) Primeiro foi no Bairro Jaçanaú:
JACANAU 98 votos 6,15%
b) Segundo foi o Bairro Piratininga:
PIRATININGA 87 votos 5,46%
c) terceiro foi no Bairro Alto da Mangueira:
ALTO DA MANGUEIRA 82 votos 5,15%
d) Quarto foi no Bairro Acaracuzinho:
ACARACUZINHO 78 votos 4,90%
Na casa das dezenas, se referindo a àrea onde a vereadora Silvana Maciel obteve votos em 2020, a grande preocupação deve-se ao trabalho filantrópico com apelo político que está sendo desenvolvido pela menina do Asis da Azzejo, aí está a grande dor de cabeça da vereadora Silvana Marciel, mas não deve ser a única.
Assis da Azzejo, homem empresário e conhecedor da política local, já ajudou eleger muitos vereadores, mas desta vez a prioridade é a sua jovial filha e seu projeto filantrópico político. A experiência que falta a menina é recompensada pela grande sabedoria que carrega seu pai. Amanda Rodrigues tem aparecido em Maracanaú com a mãe dos pobres e necessitados. Não é difícil ver a garota distribuindo sopas e alimentos pelas ruas da cidade.
Para onde irá a filha do empresário Assis da Azzejo? Segundo se conjectura a jovem saíra candidata a vereadora pelo Partido União Brasil e terá como companhia o filho do ex-vereador Cesinha, “meu rei”.São os dois nomes a ser eleitos no União Brasil.
No meiopolítico se comenta que a candidatura a casa legislativa da esposa do prefeito Firmo Camurça foi descartada, o que favorece mais ainda a eleição de Amanda Rodrigues, filha do empresário Asis da Azzejo.Podemos está falando em ajustes políticos.
Para finalizarmos, outro fator não menos importante que poderá contribuir para a derrota da vereadora Silvana Maciel em 2024, diz respeito ao avanço sobre as lideranças da vereadora Silvana Maciel, realizadas pelo menino, que tirou o pai das eleições Legislativa de Maracanaú.