Dispensa de Licitações em vários municípios não passam pela vigilância do Tribunal de Contas do Município.
Donizete Arruda afirma que Maranguape e Maracanaú gosta de posto de Gasolina, e que o Prefeito Firmo Camurça também gosta de Posto de Gasolina. E para a Policia Federal e O Ministério Público Federal, Prefeito que faz negócio com Posto de gasolina para se dar bem é Burro. Segundo Donizete Arruda, Firmo Camurça não é Burro, não!
Para Donizete Arruda, Prefeito que mexe com Posto de Gasolina deveria ser cassado.
O atual prédio da Câmara Municipal de Maracanaú é uma aberração no quesito acessibilidade, talvez tenha sido planejado por monstros sem humanização nenhuma, e aprovado por vereadores incessíveis a causa da pessoa com deficiência, onde até mesmo pessoas com a mobilidade plena tem dificuldade de se deslocar no plenário da Câmara.
Quarta-feira dia 22/02/2017 durante sessão, uma assessora de um vereador foi ao chão, devido a problemas estruturais na arquitetura do prédio.
O Vereador Jeorgenes de Castro e Silva sensível a causa da pessoa deficiente em requerimento de nº 170 solicitou ao presidente da Câmara, para que faça o cumprimento dos artigos 9 a 20 da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência no que se refere a construção do Anexo da Câmara Municipal de Maracanaú.
É IMPOSSÍVEL UM CADEIRANTE SE DESLOCAR PELA CALÇADA DO NORTH SHOPPING MARACANAÚ
O Vereador Jeorgenes de Castro utilizou-se da Convenção dos Direitos da Pessoas com Deficiência assinado em Nova York no dia 30 de Março de 2007 ,aprovada por meio do Decreto Legislativo no 186, de 9 de julho de 2008 e pelo Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, através do DECRETO Nº 6.949, DE 25 DE AGOSTO DE 2009, mas LEI No 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000 em seu Art. 1º estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação. Legislação no sentido nós temos , o que falta é sensibilidade dos governantes.
O atual prédio da Câmara Municipal é desconfortável para as pessoas com mobilidade reduzida, talvez tenha sido espelhado na acessibilidade que a Prefeitura de Maracanaú ofereçe para a nossa população. Vamos ver alguns casos em que atém mesmo o cidadão que não tenha nenhuma deficiência física sinta dificuldade em se locomover:
CALÇADÃO DA AVENIDA V NO JEREISSATI I
CALÇADÃO DA AVENIDA V NO JEREISSATI I
CALÇADÃO DA AVENIDA V NO JEREISSATI I
CALÇADÃO DA AVENIDA V NO JEREISSATI I
CALÇADÃO DA AVENIDA V NO JEREISSATI I
CALÇADÃO DA AVENIDA V NO JEREISSATI I
CALÇADÃO DA AVENIDA V NO JEREISSATI I
CALÇADA DA FARMÁCIA EXTRA FARMA NA AVENIDA V
O comercio formal na Avenida V, também faz uso irregular das calçadas.
A Avenida VII do Jereissati I não é diferente, até mesmo a pista de rolamento foi invadida pela calçada, e não pense os senhores que foi para melhorar a vida dos pedestres. O prolongamento da calçada invadinndo o asfalto, significa mais espaço para o proprietário do comercio expor suas mesas.
AVENIDA VII - JEREISSATI I
AVENIDA VII - JEREISSATI I
AVENIDA VII - JEREISSATI I
AVENIDA VII - JEREISSATI I
CALÇADÃO DA AVENIDA VII NO JEREISSATI I
Continuamos nosso passeio não harmonioso pelo calçadão da Avenida V
CALÇADÃO DA AVENIDA V NO JEREISSATI I
CALÇADÃO DA AVENIDA V NO JEREISSATI I
CALÇADÃO DA AVENIDA VII NO JEREISSATI I
Na calçada do Mercado Público Carlos Jereissati, no Jereissati I, o candidato a vereador em 2016 ocupa a calçada com seu comercio. É culpa dele? Não! A responsabilidade é da Prefeitura de Maracanaú que não fiscaliza.
CALÇADA DO MERCADO PÚBLICO CARLOS JEREISSATI - JEREISSATI I
Ainda no Mercado Público Carlos Jereissati, o comerciante cohecido como Junior do Mercado faz uso do passeio para expor suas mercadorias.
CALÇADA DO MERCADO PÚBLICO CARLOS JEREISSATI - JEREISSATI I
As irregularidades que atrapalha tanto locomoção das pessoas deficientes em Maracanaú, como a locomoção das pessoas de pouca mobilização como os idosos, e também as pessoas que tenham boa agilidade vão se multiplicando pela cidade com a omissão da GESTÃO DO FRACASSO.
AVENIDA III - JEREISSATI I
Nem mesmo depois de morto você poderá dar uma caminhada tranquila pela calçada do cemitério público de Maracanaú no bairro Piratininga, o espaço é estreito e encurta o espaço entre a vida e a morte.
CALÇADA DO CEMITÉRIO PÚBLICO DE MARACANAÚ NO BAIRRO PIRATININGA
E, se você espera que o poder público municipal faça sua parte não se deixe enganar, a arrogância é marca registrada de alguns que deveriam zelar pela ordem.
AVENIDA CENTRAL JEREISSATI I
AVENIDA IX
AVENIDA IX
Vamos até o Residencial Maracanaú e observar como o poder público não deveria agir. Naquele local encontramos um dos maiores absurdos praticado pelo poder público municipal! O Residencial Maracanaú desprovido totalmente de área de lazer, naquele ambiente não existe espaço verde até o momento.
RESIDENCIAL MARACANAÚ
E andaram anunciando que contrataram uma empresa para fazer um estudo sobre a mobilidade em Maracanaú!
NO BAIRRO DA PAJUÇARA TEMOS UMA BELÍSSIMA OBRA DA ENGENHARIA MUNICIPAL
Conjunto Industrial
AVENIDA PRINCIPAL DO CONJUNTO INDUSTRIAL
Posto de gasolina do Jaime.
AVENIDA CENTRAL -JEREISSATI I
Conjunto Timbó.
AVENIDA DO CONTORNO SUL
Quando se tem uma boa calçada para se caminhar toda cidade sai ganhando, esse não é o caso da calçada do NORTH SHOPPING MARACANAÚ!
O North Shopping Maracanaú é uma caso berrante de desrespeito com a pessoa deficiente. A Calçada que circula aquele empreendimento é de uma total falta de atenção com as pessoas de pouca mobilidade, a direção do North Shopping Maracanaú foi além, depois de receber uma rua da Prefeitura de Maracanaú para sua expansão, o empreendimento não se conteve e nos roubou também a calçada. Veja a irresponsabilidade daquele empreendimento em fotos e filmes abaixo:
CALÇADA DO NORTH SHOPPING MARACANAÚ
CALÇADA DO ORTH SHOPPING MARACANAÚ
CALÇADA DO ORTH SHOPPING MARACANAÚ
EM UM DETERMINADO PONTO DO QUE NÃO PODEMOS CHAMAR DE CALÇADA, O NORTH SHOPPING MARACANAÚ DEIXOU SOMENTE O LOCAL DE COLOCAR O POSTER DE LUZ, OBRIGANDO AS PESSOAS A UTILIZAR A RUAS PARA SE DESLOCAR
Quando se tem uma boa calçada para se caminhar, toda cidade sai ganhando, esse não é o caso da calçada do NORTH SHOPPING MARACANAÚ!
Mais uma vez o edil Jeorgenes de Castro preocupado com a precariedade na mobilidade municipal, problema que atinge principalmente as pessoas deficientes físicas no uso de suas atribuições através do requerimento legislativo 333/2017 solicitou que seja encaminhado ofício a Direção do North Shopping Maracanaú, requerendo calçada acessível em todas as entradas do Shopping, seguindo todas as normas de acessibilidade do nosso município.
Tenho observado a preocupação do vereador na Câmara de Maracanaú em tornar esta cidade um ambiente melhor para a apessoa deficiente,, mas vereador em seu requerimento deveria não deixar duvida nenhuma, para que o pedido fosse completo o Shopping teria que ser notificado pelo Controle Urbano, e ser obrigado a devolver para a comunidade mmaracanaauense a calçada que nos furtou.
A mobilidade Urbana visa a melhoria na locomoção dos pedestres, com o planejamento de calçadas que sejam seguras e confortáveis(niveladas e sem buracos). A alçada do North Shopping Maracanaú além ter sua largura irregular, a construção com pedra portuguesa causa desnivelamento.
O Vereador Jeorgenes de Castro terá que estender seu requerimento, ou melhor, fazer um novo requerimento para o Super Frangolãndia localizado na Rua Waldemar de Lima. O estacionamento para carros localizado na avenida compromete a segurança dos pedestres que tem que andar pelas ruas, correndo o risco de atropelamento.
ESTACIONAMENTO DO SUPER FRANGOLÂNDIA NA RUA WALDEMAR DE LIMA
ESTACIONAMENTO DO SUPER FRANGOLÂNDIA NA RUA WALDEMAR DE LIMA
ESTACIONAMENTO DO SUPER FRANGOLÂNDIA NA RUA WALDEMAR DE LIMA
Em Maracanaú o Governo do Estado do Ceará também tem sua participação, os carros apreendidos pela Polícia estão jogados ao redor da delegacia Metropolitana de Maracanaú localizada na Rua 40 no Bairro Jereissati - I. além de dificulta a vida dos pedestres, as sucatas acamam virando criadores do mosquito da dengue.
RUA 40 NO JEREISSATI I - CARROS APREENDIDOS PELA POLÍCIA
A Mobilidade Urbana vai além de uma calçada desobstruída, nivelada e sem buracos que propicie o trânsito seguro do pedestre. Espaços de convivência, as áreas verdes também faz parte da mobilidade, mas o que temos visto desde a eleição do primeiro prefeito (Almir Dutra), foi a doação destas áreas com aprovação da Câmara Municipal de Maracanaú. Estas áreas são inalináveis, portanto não poderiam ser doadas.
...(De qualquer forma, as praças, as áreas destinadas ao sistema de circulação, à implantação de equipamento urbano e comunitário e os espaços livres de uso público constantes do projeto e do memorial descritivo de um parcelamento do solo, com o registro no ofício predial, passam a integrar o domínio do Município, integram a categoria dos bens públicos de uso comum do povo, tornando-se inalienáveis e imprescritíveis por natureza (arts.99, I e 100 do Código Civil)...
A corrupção, a falta de cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta pela Prefeitura de Maracanaú por ter derrubado várias árvores na Praça Luzanira de Fermom, a praça conhecida como praça do Dionísio resultou em embargos culminando com prejuízo para uma população carente pelo não funcionamento da UPA da Pajuçara até os dias de hoje.
O Secretário de Saúde veterinário prometeu entregar a UPA funcionando para a população em fevereiro de 2016, um ano se passou, e a UPA continua fechada.
A outra UPA, promessa de campanha do atual Prefeito de Maracanaú, se transformou em estelionato eleitoral, o pior, a UPA do Bairro Acaracuzinho foi entregue para a administração da organização social (IBAS) sem está construída. Esta empresa receberá pelo gerenciamento de uma UPA fantasma o valor de R$ 11.227.878,90 (onze milhões, duzentos e vinte e sete mil, oitocentos e setenta e oito reais e noventa centavos).
Pasmem senhores, esse contrato entre a Prefeitura de Maracanaú e o INSTITUTO BRASILEIRO DE APOIO A SAÚDE (IBAS) foi feito com dispensa inexigibilidade, não tivemos nem a opção de baratear o custo.
O Terreno onde deveria ter sido construída a UPA do Acaracuzinho, antes funcionava a Associação dos Moradores Especiais de Maracanaú (A.M.E.M).
UPA FANTASMA
TERRENO ONDE DEVERIA TER SIDO CONSTRUÍDA A UPA DO ACARACUZINHO
Veja abaixo os valores do contrato entre a prefeitura de Maracanaú e o Instituto IBAS:
Nome: INSTITUTO BRASILEIRO DE APOIO A SAÚDE - IBAS | CPF/CNPJ: 09.409.051/0001-46 | Objeto/Lote: LOYE 01 | Valor: R$ 11.227.878,90
Nome: INSTITUTO BRASILEIRO DE APOIO A SAÚDE - IBAS | CPF/CNPJ: 09.409.051/0001-46 | Objeto/Lote: LOTE 02 | Valor: R$ 9.465.004,76
Nome: INSTITUTO BRASILEIRO DE APOIO A SAÚDE - IBAS | CPF/CNPJ: 09.409.051/0001-46 | Objeto/Lote: LOTE 03 | Valor: R$ 28.476.907,03
Outro transtorno para a população maracanauense a partir de abril, quando o Hospital Municipal de Maracanaú for entregue para o Instituto Brasileiro de Apoio a Saúde, será a transferência do atendimento de SPA e SPI para a UPA da Pajuçara. Isto significa que nada mudará na saúde de Maracanaú.