Páginas

GALERIA DE FOTOS

POESIAS

PÁGINAS

FAZENDA "NÃO ME DEIXES

Páginas

domingo, 26 de março de 2023

PREFEITO ROBERTO PESSOA, DAI AOS (AS)TRABALHADORES (AS) DO “QUALIFICA”, O QUE É DOS (AS)TRABALHADORES (AS) DO "QUALIFICA !

Se é é reajuste salarial, prefeito Roberto Pessoa,os "Qualifica" não são bolsitas , eles são trabalhadores e trabalhadores que merecem todos os direitos e benefícios da lei trabalhista!"

O vocábulo salário deriva do latim salarium, que significa "pagamento de sal” ou “pelo sal”. O termo vem do antigo Império Romano, pelo fato que o sal valia como seu peso em ouro, pois ele era antigamente uma das poucas maneiras para preservar a carne.Antigamente na época do Império Romano não existia uma moeda de troca como é hoje, então os Romanos para ter proteção, abrigo ou mercadoria pagava com sal.

O Salário Mínimo no Brasil

No Diário Oficial da União - Seção 1 - 21/01/1936, Página 1602, é publicado a Lei Nº 185, de 14 de janeiro de 1936, que instituiu as comissões de salário mínimo, assinada no Rio de Janeiro no dia 14 de janeiro de 1936, 115º da independência e 48º da república por Getulio Vargas.

Em 1940, mais precisamente no dia 01 de maio passou a vigorar no Brasil o decreto-lei número 2.162, que fixou os valores do mínimo.

Em 1943, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) definiria o conceito de salário no Capítulo III – Do Salário-Mínimo – Seção I – Do Conceito:

Art. 76 - Salário-mínimo é a contraprestação mínima devida e paga diretamente pelo empregador a todo trabalhador, inclusive ao trabalhador rural, sem distinção de sexo, por dia normal de serviço, e capaz de satisfazer, em determinada época e região do País, as suas necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte.

A Constituição de 1946, determinou que o salário-mínimo deveria atender também às necessidades da família do trabalhador: “Art 157 - A legislação do trabalho e a da previdência social obedecerão os seguintes preceitos, além de outros que visem a melhoria da condição dos trabalhadores:

I - salário mínimo capaz de satisfazer, conforme as condições de cada região, as necessidades normais do trabalhador e de sua família; (...)” A Constituição Federal de 1988, no capítulo dos Direitos Sociais, define que o salário-mínimo deve cobrir todas as necessidades do trabalhador e de sua família, ser unificado em todo o território nacional e reajustado periodicamente para garantir seu poder aquisitivo.

“Art. 7º - São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

IV - salário-mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim; (...)”

O Programa “Qualifica” Maracanaú é uma farsa desavergonhada, uma forma de burlar a Lei de Responsabilidade Fiscal e a mesquinhez encontrada para negar os direitos e beneficios aos trabalhadores e trabalhadoras.

Vejamos alguns direitos negados aos trabalhadores e trabalhadoras do Programa “Qualifica” Maracanaú.

a) Assim, os pagos pelo INSS são:

- aposentadoria:

- por tempo de contribuição;

- por idade;

- por invalidez;

- auxílio-doença;

- auxílio-acidente;

- auxílio-reclusão (pago à família);

- pensão por morte (também pago à família);

- salário maternidade;

- salário família;

- reabilitação profissional

b) Dos direitos do colaborador com registro em carteira e contrato de trabalho assinado temos:

- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);

- 13º salário;

- abono salarial PIS/Pasep;

- férias remuneradas;

- aviso prévio;

- seguro-desemprego;

- descanso semanal remunerado;

- pagamento de horas extras;

- intervalos;

- adicional noturno;

- adicional de insalubridade;

- adicional de periculosidade;

- vale-transporte;

- faltas justificadas;

- licença maternidade ou paternidade.

terça-feira, 14 de março de 2023

O "BOLSÃO DE ESTACIONAMENTO" NÃO É UMA OBRA QUE DEGRADARÁ O MEIO AMBIENTE?

Será que foi feito algum estudo de impacto ambiental no local denominado pela Prefeitura de Maracanaú de “Bolsão de Estacionamento”? Neste local será construído um estacionamento para caminhões e também será utilizado pelo São João de Maracanaú 2023, e futuros eventos, segundo a prefeitura de Maracanaú.

O Valor da obra será de R$ 17.563.696,59 (dezessete milhões, quinhentos e sessenta e três mil, seiscentos e noventa e seis reais e cinquenta e nove centavos).

Voltando ao meio ambiente em questão: o Estudo de impacto Ambiental, conforme estabelecido na legislação ambiental brasileira, é um documento de natureza técnica, que tem como finalidade avaliar os impactos ambientais gerados por atividades e/ou empreendimentos potencialmente poluidores ou que possam causar DEGRADAÇÃO AMBIENTAL.

Maracanaú completa 40 anos de emancipação, mas o ambiente local é muito mais antigo!

Quem se importa com o meio ambiente em Maracanaú?

Etapas para elaboração do EIA/Rima

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL. O diagnóstico ambiental consiste em caracterizar o ambiente pré-intervenção. ...

• •

PROGNÓSTICO – IDENTIFICAÇÃO, AVALIAÇÃO E ANÁLISE. ...

• •

MEDIDAS MITIGADORAS E MEDIDAS COMPENSATÓRIAS. ...

• •

MONITORAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL.

O local é próximo ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. IFCE – Campus Maracanaú. Lá possui um curso superior Engenharia Ambiental e o curso Técnico de Meio Ambiente. Alguém desses cursos já estudaram o ambiente (local onde será construído o Bolsão de Estacionamento) em questão?

Alguém saberia responder , qual é a comunicação ambiental do ambiente “B” com o ambiente “A”?

Esta intervenção foi discutida no Coselho de Meio Ambiente de Maracanaú (COMDEMA)?

Alguma medida foi tomada?

Exioste oposição política em Maracanaú?

Amanhã será tarde!

domingo, 12 de março de 2023

POR QUE SOMENTE A LAVA JATO DO SENHOR RICARDO JACAÚNA?

O Lava Jato do Senhor Jacaúna é somente a parte dentro do circulo que fica a frente de outro prédio, este sim mais próximo do Rio Timbo, mas somente o Senhor Jacaúna foi notificado.

Há 28 anos, o senhor Ricardo Jacaúna trabalha em um prédio esquecido pela prefeitura de Maracanaú. Naquele local (Avenida Adauto Lima, nº 450, Conjunto Timbó) ele estabeleceu um pequeno Lava Jato de onde, ele retirar o sustento de sua família.

Hoje depois de 28 anos, o senhor Ricardo Jacaúna Carlota é notificado pela prefeitura de Maracanaú. A notificação pede para que ele desocupe o prédio. Para a prefeitura de Maracanaú, o senhor Ricardo Jacaúna comete a seguinte irregularidade assentada na Lei nº 729, de 13 de julho de 2020, do código de obras e posturas do munícipio de Maracanaú. Sendo notificado das irregularidades o Senhor Jacaúna terá 05 (cinco) dias uteis, a partir do recebimento da notificação. Fato este que aconteceu no dia 27 de fevereiro de 2023. Caso o senhor Ricardo Jacaúna não cumpra o estabelecido na notifica, a ele será aplicadas todas as penalidades previstas na legislação vigente.

A notificação existiu, mas não podemos afirmar em que artigo da Lei nº 729, de 13 de julho de 2020, do Código de Obras e Posturas do Munícipio de Maracanaú, o senhor Ricardo Jacaúna infligiu.

Para finalizar, para qual finalidade a Prefeitura de Maracanaú notificou o Senhor Jacaúna para desocupar o local, têm alguma finalidade social ou simplesmente é passar o terreno para os amigos do Rei?

Quantas pessoas e empresas ocupam de forma irregular a margem do Rio Timbó, e quantas foram notificas, será que só o senhor Jacaúna foi notificado? Sobre as supostas irregularidades de crime ambiental praticados contra o rio Timbó naquele local, a prefeitura de Maracanaú ou a União já notificou alguém para prestar esclarecimentos?

sexta-feira, 10 de março de 2023

Maracanaú : UMA CIDADE CAMPEÂ NA VIOLÊNCIA

Maracanaú registra em fevereiro o mês mais violento desde 2020

Números vão na contramão do registrado no restante do Estado, que teve em fevereiro redução de 9,8% no número de homicídios

FONTE:.

Comentário:

A desigualdade social , que faz de Maracanaú uma cidade rica de um povo pobre é expressa financeiramente na vida de pessoas que fizeram da política, uma profissão. Enquanto empresários falidos se socorreram de Maracanaú para sobreviverem financeiramente, eles deixam para o povo, migalhas.

Tudo que nos chega é pouco, ou quase nada! Se tem um transporte com passe livre, o povo anda apertado em ônibus sucateados.

O Programa “Qualifica” é mais uma das expressões da violência! É inadmissível que em nome de um pseudoestágio, o nosso povo trabalhe sem as garantias advindas da CLT. Falta democracia na empregabilidade em nossa cidade; cargos milionários para abrigar correligionários são criados em detrimento de nosso povo.

Quase nada chega ao nosso povo, que não passe pela palavra final de algum político local, é assim com consultas e exames médicos... é assim com aquele empreguinho na prefeitura, que faz de homens e mulheres escravos de um processo político. Pensar em fazer concurso público para libertas esses homens e mulher da servidão eterna, eles não querem!

“Eu amo Maracanaú “é frase que enfeita as redes sociais de muitos políticos que receberam de presente a cidadania maracanaunse da câmara municipal de Maracanaú. Dizer que ama Maracanaú em uma frase construída para o marketing político é fácil, eu quero ver, eles defenderem o povo. Que diga o Ministério Público do Estado em um dos muitos processos contra políticos locais, vejamos:

“Analisando as ementas das propostas de iniciativa dos parlamentares, verifica-se que, na imensa maioria, os temas são de baixa de complexidade, não requerendo atuação especializada de assessores parlamentares. Ou seja, além da quantidade de proposições ser relativa pequena, afinal em 2017 foram 95 proposições para 95 assessores, durante todo o ano. Verifica-se ainda o fato de não exigir muito esforço e técnica nas elaborações. Ressalta-se que as propostas do poder executivo já vem com pareceres técnicos, também não requerendo muito esforços de análise por parte de assessores parlamentares.”

Têm muito mais que contribui para sermos uma cidade extremamente violenta, mas não vamos terminar sem lembrarmos dos vários casos de corrupção apurados pelos órgãos competentes legais.

quinta-feira, 9 de março de 2023

A SITUAÇÃO SE COMPLICA PARA O GRUPO POLÍTICO DO PREFEITO CARLOMANO MARQUES (MDB) EM PACATUBA

A eleição do sobrinho do atual prefeito de Pacatuba ao cargo majoritário, pode ter se complicado com a saída do vereador Antonio Fabio Da Silva Araújo, mais conhecido por Bim Araújo. O vereador que foi eleito em 2020, pelo PP com 996 votos, se despede da gestão Carlomano Marques. Em seu discurso de renúncia a gestão Carlomano Marques, o vereador Bim Araújo diz que faltou reconhecimento, sobrou traição, perseguição, quebra de acordos e falta de oportunidades.

O vereador Bim Araújo fala de uma nova caminhada, uma renovação e desenvolvimento para Pacatuba. Ao deixar a gestão Carlomano Marques, o vereador Bim Araújo recear, porque segundo ele, o atual grupo político que se encontra a frente da prefeitura de Pacatuba é capaz de tudo para ganhar a eleição, ele liga o seu receio a um caso acontecido consigo quando foi ser vice-prefeito na chapa do político Renato Rodrigues.

O vereador Bim Araújo, ainda exalta que o problema dele com a gestão Carlomano Marques é pessoal, pois, segundo ele, a gestão teria dado prejuízo a ele, aos seus familiares e amigos.

Já no final do seu discurso de saída da gestão Carlomano Marques, o vereador Bim Aráujo diz ter medo de está assinando uma carta de sentença e se resguardará do mal que se instalou no município de Pacatuba.

O vereador Bim Araújo faz outro pedido a gestão Carlomano Marques , este direcionado ao candidato Rafael Marques , que os seus problemas venham a ser políticos e não pessoal, porque se pessoal, ele também irá resolver de forma pessoal, de igual para igual.

A oposição se locomove em Pacatuba, e a conjuntura aposta que Bin Araújo poderá seu o candidato a vice-prefeito na chapa que terá o deputado Firmo Camurça (UB) como candidato a prefeito em Pacatuba. Já em Maracanaú a oligarquia pode se romper e o filho do ex-prefeito Firmo Camurça forma chapa na majoritária na eleição de 2024.

Se na cidade de Pacatuba em 2024, o pau que bater em chico, poderá bater em Francisco. Em Maracanaú o inimigo de ontem na política é amigo hoje.

Vídeo completo da sessão do dia 9 de março na câmara de Pacatuba .

quarta-feira, 8 de março de 2023

O EMPRESÁRIO BRUNO BARRETO DE HOLANDA VAI DISPUTAR UMA VAGA NA CÂMARA MUNICIPAL DE MARACANAÚ EM 2024.

O empresário Bruno Barreto de Holanda chega para disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Maracanaú em 2024. Sem partido definido, mas pertencente a um grupo político local de grande influência, e que se liga a um grupo político estadual, que hoje comanda 18 prefeituras no Ceará, o empresário entra na disputa para ganhar.

Bruno Barreto De Holanda é empresário (sócio administrador) do ramo madeireiro, empresa estabelecida há 20 (vinte), anos em Maracanaú. A Madeireira São Francisco é uma empresa direcionada ao setor da construção civil.

O posicionamento da candidatura do empresário a um cargo legislativo em Maracanaú, aponta para outra conjuntura, o cargo majoritário em Maracanaú nas eleições de 2024. O nome colocado pelos aliados do empresário, provavelmente seja o do segundo deputado federal mais votado nas eleições de 2022, o do deputado federal Junior Mano (PL).

domingo, 5 de março de 2023

COM A POSSIBILIDADE DE NÃO APONTAR O VICE-PREFEITO EM MARACANAÚ EM 2024, FIRMO CAMURÇA CORRE PARA PACATUBA

Roberto Soares Pessoa (nascido em Fortaleza, no dia 21 de abril de 1943) é um empresário e político brasileiro , o homem que representa a expressão maior da oligarquia que domina Maracanaú desde a sua primeira eleição para governar Maracanaú.

Em 2004, Roberto Pessoa (PR) foi eleito pela primeira vez para governar Maracanaú, se reelegendo em 2008, pelo PR, tendo como Firmo Camurça como vice-prefeito, desde então, se reversa no poder com Firmo Camurça, ora como prefeito, ora indicando o vice-prefeito, mas esta situação pode mudar em 2024.

Em 2020, o espaço político em Maracanaú já se encontrava pequeno para abrigar certos políticos que faziam parte do eixo oligárquico, então, eles resolveram expandir os tentáculos para a cidade vizinha de Maranguape. A indicação da oligarquia foi o Presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, o senhor Carlos Alberto Gomes de Matos na época filiado ao Democratas. O projeto político da oligarquia comandada por Roberto Pessoa/Firmo Camurça, terminou com a prisão do presidente da Câmara Municipal, que acusado de crimes contra a administração pública (peculato, “rachadinha”, enriquecimento ilícito, etc) veio a ser preso.

Atualmente, Roberto Pessoa é o prefeito de Maracanaú e tem o vice-prefeito, o senhor Neton Lacerda indicado por Firmo Camurça, mas até o momento o vice-prefeito Neton Lacerda se encontra inelegível por irregularidades administrativa, quando ele foi secretário de esporte de Maracanaú. Outra hipótese cogitada no meio político em Maracanaú é a ação do acontecimento de um caso de força maior, caso o prefeito Roberto Pessoa se reeleja em 2024. Isso acontecendo, poderia ter como consequência, o impedimento do atual prefeito de Maracanaú permanecer à frente da prefeitura e assumiria o indicado por Firmo Camurça, o que provavelmente culminaria de imediato com a expurgação do núcleo político (Carlos Bandeira, Gerson Cerchinne e os Motas..) ligado ao prefeito Roberto Pessoa, tendo esta probabilidade como aceita e possível, se conjuntura na cidade, que a escolha do vice-prefeito pelo deputado estadual Firmo Camurça é praticamente destacada pelos núcleo político Robertista.

A atual conjectura não favorece ao ex-prefeito Firmo Camurça (UB), que talvez prevendo o futuro caminha pacificamente pela cidade de Pacatuba com a oposição ao atual prefeito Carlomano Marques (MDB), ladeado com opositores do atual prefeito da cidade e ex-aliados, o deputado Firmo Camurça vai abrindo caminhos para 2024.

Uma reação as possíveis pretensões do ex-prefeito Firmo Camurça ao cargo majoritário na cidade de Pacatuba, veio de um dos grande aliado do prefeito Carlomano Marques, o deputado Junior Mano (PL) povoou a mídia estadual como possível candidato a prefeito em 2024, por Maracanaú. Se é uma tentativa do segundo deputado federal mais votado no Ceará em 2022, com apoio do seu grupo político ainda não sabemos. O certo é que Junior Mano faz parte de um grupo político cearense que tem se expandido atualmente.

Em Maracanaú, o Deputado Junior Mano (PL) é aliado do atual vereador Calos Alberto Gomes de Matos, que é ligado ao empresário Andre Luis Eskinazi De Oliveira, mais conhecido por André Eskinazi.

Quando fala em Firmo Camurça, o líder político Renato Rodrigues diz que a luz para Pacatuba se encontra do outro lado da Ponte.

Aliado a toda conjuntura desfavorável a indicação de um candidato a vice-prefeito pelo deputado Firmo Camurça na chapa do atual prefeito Roberto Pessoa em 2024, ainda se comenta que Firmo Camurça foi desfavorável a indicação da candidatura da filha (Fernanda Pessoa) do prefeito Roberto Pessoa em 2022 para prefeitura de Maracanaú.

Tudo é conjuntura e conjectura política, como também a ação do grupo político comandado por Roberto Pessoa de inviabilizar a candidatura do filho do vereador Julio Cesar Costa Lima a prefeitura de Maracanaú pelo PT em 2024?

Quem viver verá!